Reflexão sobre o Evangelho do domingo 12.11.2016

Antoni BigCuore*

Data: 12.11.2016

Local: Brazil - São Paulo,SP.

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - ( 21, 5 - 11)

"Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas.

Jesus disse: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.

Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”

Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”.

E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu.

Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.

Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós.

Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”(texto cf. portal -www.cancaonova.com.br)

-----------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. "Lucas descreve a destruição de Jerusalém no ano 70 A.C. Esse acontecimento marca o final da história do povo da Antiga Aliança. Daí para frente não há mais separação entre judeus e os pagãos: o povo de Deus da Nova Aliança será construído por pessoas vindas de todos os povos da terra".(cf.Bíblia Paulinas, edição pastoral, página 1.344, nota de rodapé).

Releva salientar que a Antiga Aliança, feita com Abraão, Moisés e os Profetas do Antigo Testamento, tinha como povo eleito o povo de Israel. Com o nascimento de Jesus, nasce também a NOVA E ETERNA ALIANÇA, feita por Ele e resgatada na cruz. E em que consiste a Nova Aliança?

Jesus APERFEIÇOA a Antiga Aliança, só que Ele amplia e, nasce agora, o POVO DE DEUS. Israel deixa de ser o povo eleito. E o REINO DE DEUS é para todos os povos do planeta!!!

Deus veio para os santos e pecadores; para os não pagãos e também para os pagãos. Tanto que o Apóstolo Paulo, tem como apelido, o Apóstolo dos gentios, uma vez que ele pregou basicamente para os gentios e seus compatriotas.

O texto de Lucas é escatológico. Só que esta destruição de Jerusalém já ocorreu no ano 70 D.C., durante o Império Romano.

Jesus diz: "é permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!".

Peçamos a Deus o dom da Fé e da Perseverança, pois não sabemos, nem os Anjos, somente o PAI, sabe quando será o fim dos tempos.

VIGIAI E ORAI PARA NÃO CAIRDES EM TENTAÇÃO!, diz o Mestre.

O Reino dos Céus é um Reino em evolução. Pessoas morrem outras nascem e o Reino vai de renovando ao longo da história. O importante é que cada cristão faça a sua parte enquanto estiver peregrinando por esta terra!

Os desafios do cristão são diários!. Peçamos a Deus Pai Celestial, em nome de Jesus, que nos dê o dom da Fé e nos dê, também, sempre o Pão Eucarístico, para reunirmos forças em prol de seu Reino. Reino de Amor, Paz e Alegria!

----------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor, Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

----------------------------------------------------------------