DIA DA REFORMA PROTESTANTE (?!) – 3 ...

Hoje, 31/10/2016, segunda–feira, quem se diz cristão–evangélico–reformado, como tenho me considerado (meu primeiro texto (2007), aqui no RECANTO DAS LETRAS, tem por título RECOMEÇAR... contando de forma poética a história da conversão)...

De lá para cá; foram inúmeros textos abordando questões bíblico – cristãs...

Como tem sido costume, (sempre que necessário), ou mesmo em ocasiões que não parece essencial, cito quem seja o autor de algum pensamento ou ideia de que faço uso NAQUELE MOMENTO... ISSO PARECE NÃO TER IMPORTÂNCIA, ATÉ PORQUE PODERÁ DEIXAR UM TEXTO MUITO LONGO – TIPO ESPADA (COMO DIZEM QUANDO UM SERMÃO OU PALESTRA SÃO CONSIDERADOS MONÓTONOS, SEM FIM OU DESINTERESSANTES)...

Como disse, neste ano estamos comemorando 499 anos; desde 1.517 quando o monge agostiniano Martinho Lutero tornou oficial, o movimento que ficou conhecido como reforma religiosa do século XVI (ou REFORMA PROTESTANTE)...

Entendo que, essa questão tem gerado intermináveis polêmicas (mais por desconhecimento do contexto do que por lógica de certas pessoas que se dizem intelectuais...

Em nossa triste, pobre e podre sociedade, são inúmeros dias em homenagem a isso ou aquilo outro que de repente nem se sabe (ao certo) o porque da data ou porque comemorá–la... Assim, são inúmeras datas sem um sentido específico a não ser movimentar a exploração comercial (sem sentido) ou quase nenhum sentido (até para quem seja o motivo da homenagem...

É assim, em relação ao Dia da Reforma Protestante, que nós cristãos Reformados (ou tradicionais), conhecidos popularmente como crentes temos feito... Possivelmente, o motivo de comemorar a data DIA SEJA MAIS DIVULGADO EM NOSSO MEIO QUE A IMPORTÂNCIA DE TER LIVRE ACESSO AO DEUS TODO PODEROSO...

Para entender (na pratica), o que significa isso, passei a me interessar pelo assunto após passar a também ser cristão evangélico... E, sem dúvidas entendo que a questão gera tantas polêmicas porque pessoas tentam falar sobre o assunto sem saber ao certo, os porquês da REFORMA E SUAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS...


REFORMA PROTESTANTE significa o movimento social religioso que resultou numa mudança de mentalidade que possibilitou ao ser humano um melhor relacionamento com DEUS (no sentido vertical) e uns com os outros (no sentido horizontal)...

É ISSO QUE SE COMEM0RA NO DIA 31 DE OUTUBRO DE CADA ANO – NO CASO DE 2016, ESSA SEGUNDA–FEIRA, HOJE...

Em meu achômetro, É ISSO QUE NOSSAS IGREJAS OU SEUS MEMBROS NÃO ESTÃO SABENDO EXPLICAR – Quando perguntados, muito embora seja claro a informação já nos dias dos apóstolos – Veja com os próprios olhos, o que está escrito há muito tempo (1 Pedro 3:15):

antes, santificai a cristo em vossos corações; estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.


Quando, comecei a estudar o curso Ginasial, como chamavam a 5ª série, no Ginásio Industrial de Salgueiro havia um professor que ministrava aulas de francês, o qual sabia muito sobre história, que entre uma aula e outra, falou com conhecimento de causa, o significado da Reforma Protestante, creio que algum amigo ou amiga adicionados no facebook possa confirmar o que disse... Creio que o referido mestre ainda esteja vivo...

Vale salientar que, o referido professor, era formado em advocacia. Era praticante da religião oficial e jamais fez proselitismo religioso, apenas sabia mais sobre história geral do que nós que estávamos apenas começando....


SOLI DEO GLÓRIA!!!

CONTINUA...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 31/10/2016
Código do texto: T5808939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.