Comentário da Liturgia da Festa de São Tiago

                   (II Cor 4,7-15; Sl 125; Mt 20,20-28)

 

Este episódio mostra como os apóstolos não haviam entendido  bem o ensinamento do Mestre.O pedido da mãe (Salomé) em favor de Tiago (Maior) e João é uma declaração de que eles, como todos  os demais judeus,  esperavam  o Salvador do mundo, o Messias ou o Cristo com um reino político-religioso e estavam garantindo os seus postos  de honra, seriam os primeiros ministros na linguagem de hoje.

“Não sabeis o que pedis” diz Jesus. Aqui temos  um exemplo de que nem tudo que pedimos recebemos, e nem sempre sabemos pedir como diz São Paulo em Rm 8,26.

“Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?” Jesus quis dizer  “Seguir o destino  traçado”, ou “Cumprir a missão marcada”. A missão de Jesus era proclamar, difundir a Religião e salvar os homens e as mulheres, conduzindo-os ao seu Pa, mesmo que isso lhe custasse a vida. A taça é a paixão e Salomé esteve ao pé da cruz, ao lado de Maria, e assistiu a paixão e morte de Jesus. Tiago e João realmente seguiram-no nesta missão. Tiago foi o 1º apóstolo a ser martirizado pela fé. Foi decapitado em Jerusalém no ano 44 da era Cristã.

Estar à direita e à esquerda de Jesus é uma prerrogativa, um privilégio divino, disse o Mestre. O modo de exercer o poder no mundo civil não pode servir de modelo para a comunidade de Jesus; Ele mesmo veio para servir, não para ser servido. Ele deu sua vida para libertar a humanidade escravizada pelo pecado e pelo demônio. Estanha fecundidade da dor mortal que gera vida conforme o v 12 da 1ª leitura de hoje. Pagou com seu sangue, na cruz, a dívida contraída pelo homem e a mulher contra a  vontade do Pai para adquiri-los de volta ao céu.Por isso devemos louvar a Deus como nos exorta o v.15 da 1ª leitura  cantando o refrão do Salmo da liturgia de hoje :“os que lançam as sementes entre lágrimas ceifarão com alegria”.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=578662