NÃO SOMENTE VIGIAI...
Ninguém planeja o seu fim. A não ser que seja um psicopata, um doente mental. Mas dentro daqueles considerados normais, o fim está fora de contexto, fora de cogitação. Por mais que se fale maravilhas do céu e por mais que se pinte de feio o inferno, não se planeja, deliberadamente ir para o andar de cima. Sabemos que a morte é uma possibilidade, mas para nós é sempre uma "remota" possibilidade. Alguns nem a cogitam, embora seja a única certeza que temos.
O ladrão só vai entrar na casa do vizinho; a doença só vai pegar naquele que não se preveniu; o mal só vai atingir ao desavisado. Eu estou atento, me cuido, conseqüentemente, estarei imune. "Vigiai e orai" diz a palavra. Mas na ânsia de vigiar, muitos se esquecem do poder da oração. Vigiai sim, mas orai sempre!
Vivemos como se fôssemos eternos e nossos planos são para a vida... Mas quanto tempo durará a vida? Longos anos? Breves instantes? Uma eternidade?
Tenho uma amiga, muito bem-humorada, que costuma dizer assim sobre a morte: "Eu sei que vou morrer um dia, mas enquanto puder enganar Deus, eu vou ficando..."
Não se engana a Deus. Nós é que nos enganamos, com essa falsa concepção de eternidade. E aí, quando assistimos a uma catástrofe como essa do avião da TAM, ficamos sem chão. Quantas vidas foram ceifadas, quantos projetos, quantas expectativas, quantos sonhos ficaram por realizar...
Nesse momento, tomamos consciência da nossa insignificância. Somos um sopro de vida que se apaga ao sabor do vento.
Que saibamos agradecer a Deus cada dia, cada segundo e a cada respirar, a vida que temos. E que dela possamos fazer bom uso, deixando boas lições para quem aqui permanecer.
Continuemos vigilantes, em oração, pois ninguém sabe a hora que vem o ladrão.