Comentário da Liturgia da 5ª feira 
          da 15ª Semana do Tempo Comum.

            (Ex 3,13-20; Sl104(105);Mt 11,28-30)

 

Diz Jesus: “Vinde a mim vós que estais fatigados e eu vos aliviarei, e achareis repouso”. Muitas vezes estamos com a alma cansada, e hoje, o Senhor está dizendo que nos dá o descanso, o alívio que precisamos. Ele tem a solução total para nossas dores, nossos sofrimentos, nossos problemas sejam materiais ou espirituais.

Jesus vendo a vida sobrecarregada do povo procurou torná-la mais fácil, mais suave. Ele como o Pai é um Deus presente, um Deus que vive próximo do seu povo.

Na primeira leitura lemos que Deus desceu para orientar Moisés a fim dele libertar seu povo escravizado, sofredor. Deus revela a  Moisés seu nome de Javé  Ele se revelou a Moisés dizendo EU O SOU.

Da mesma forma o Senhor Jesus olha para nós e diz  Eu quero lhes  acolher, e  nos abraça, nos concede  descanso e  paz. Ele nos diz: venha a mim , meus filho, minha filha, eu quero lhes dar descanso, repouso, quero  trocar de jugo com vocês, quero receber suas  preocupações, seu  cansaço, sua desesperança, sua depressão... enfim  seu fardo e em troca  quero lhes dar minha Palavra , minha Luz para lhes  ajudar.

Não importa que nós tenhamos saído do caminho do Senhor. Que tenhamos nos decepcionado com Ele. Ele nos chama de volta, Ele diz: Vinde a mim, Eu não me cansei de vocês. Coragem, Eu vou ajudá-los a ser meus discípulos aprendendo de mim  a simplicidade, a humildade de coração, a mansidão para que se libertem da soberba, do orgulho, da auto-suficiência.  Eu quero pôr meu jugo sobre vocês e caminhar sempre lado a lado com cada um de vocês.

Não precisamos andar sozinhos, sobrecarregados porque o Senhor Jesus quer nos ajudar a carregar nossos fardos, deseja nos ajudar a levantarmos da avida do pecado, a vivermos com a graça de Deus, com todo amor, uma vida com sentido.

Reconheçamos  nossos pecados e pecamos  ao Senhor que nos cure o nosso coração fatigado, cansado, preocupado, cure nossa feridas, restaure a nossa vida  e nos dê paz.

O Salmo de hoje diz: daí graças ao Senhor... o Senhor se lembra sempre da aliança, e por isso queremos louvar bendizer e agradecer ao nosso Deus que é amor e misericórdia e pedir “Coração amoroso e misericordioso de Jesus fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.



Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=570820