Comentário da Liturgia da 3ª feira da 15ª Semana do Tempo Comum

                    (Ex 2,1-15ª; Sl 68; Mt 11,20-24)

 

 

Jesus percebendo que nas cidades onde ele operou milagres, fez maravilhas as pessoas continuavam indiferentes, insensíveis ao anúncio da Boa Nova adverte-as comparando-as às cidades que recusaram a ocasião oferecida de arrepender-se.

Corozaim,e Betsaída  foram amaldiçoadas por Cristo porque  não acreditaram e nem mudaram de vida  apesar de terem presenciado inúmeros milagres e hoje não mais existem.

 Cafarnaum na sua arrogância não acolheu Jesus e sua mensagem apesar dele a ter escolhida  para ali morar e ter feito dela  o ponto central de irradiação do Evangelho.Foi também destruída em cumprimento da profecia de Cristo que não continuaria crescendo  “até o céu” mas deixaria de existir por falta de fé e de moral, como Sodoma. Foi humilhada ao máximo e reduzida a nada  por falta de fé e de humildade.

O Salmo nos diz “humildes procurai o Senhor Deus e o vosso coração reviverá”.

Deus nos fala dizendo: Eu estou com vocês. Como Ele salvou o menino Moisés da fúria de faraó cuida também de cada um de nós. Ele tem um projeto de amor de vida para cada um de nós. Ele está pronto para nos salvar.

As palavras de Jesus para os que conhecem a sua mensagem e continuam no pecado são as mesmas que Ele dirigiu àquelas cidades impertinentes: ai de ti que me rejeitas. Ele diz para cada um de nós: ai de ti, meu querido, minha querida, se você continuar no caminho do pecado, você também se destruirá. Ai de ti, casais, que não cumprem a promessa de fidelidade; Ai de ti profissionais liberais que juraste dentro da tua área cuidar, salvar vidas e não cumpres o juramento; Aí de ti político, patrão, governantes que são injustos; Ai de ti presbítero que não ages como bom pastor e não te abres ao amor; Ai de ti comunicador social que espalhas a má notícia e destróis os valore éticos,  morais e espirituais da família; Ai de ti que persegues os missionários como no caso, por exemplo de Inácio de Azevedo e seus 29 companheiros martirizados que hoje celebramos; Ai de ti cristão não praticante; Ai de ti batizado omisso; Enfim...Ai de ti que não te arrependes do pecado, não queres te converter e não cumpres a vontade de Deus.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=568277