CULTURA RELIGIOSA IRRACIONAL DO PODE VERSUS NÃO PODE – 2 ...

CULTURA RELIGIOSA IRRACIONAL DO PODE VERSUS NÃO PODE – 2 ...

Continuando a questão da CULTURA RELIGIOSA IRRACIONAL (sem inteligência), comum em nossos dias, abordada no texto anterior: CULTURA RELIGIOSA IRRACIONAL DO PODE VERSUS NÃO PODE – 1... DIREI:

Entendo, que, chegando em muitas das igrejas (ou templos) da RELIGIÃO CRISTÃ CONTEMPORÂNEA (de nossos dias), o SENHOR JESUS seria impedido de entrar/barrado na porta, simplesmente porque não estaria vestido ou portando–se conforme os padrões de nossa época... Ou seja: queremos colocá–LO no pódium de nossos corações, desde que ele se curve diante de nossos caprichos pessoais...
Nos dias atuais, temos muitos jargões evangelicais e muito analfabetismo bíblico – tanto é que o seguidor de CRISTO é conhecido pelo nome de gospel, ao passo que ninguém saberia ensinar a Bíblia de forma correta, como JESUS e os primeiros cristãos costumavam ensinar...
Apenas pra ilustrar o que afirmo, direi que considere a famigerada bancada evangélica do congresso, o grande número de cristão evangélicos no país (que em nada mudaram a forma de pensar da sociedade) – ou certas postagens de pessoas que se dizem cristãs, especialmente no facebook, retratando o analfabetismo bíblico a que me refiro (por exemplo: postam murais dizendo coisas como: deus vai enviar tua bênção, se você crê digite amém... ou pessoas que não respeitam outras pessoas ou os pais... Por outro lado, como dizer que tem temor a DEUS ou que é cheio do ESPÍRITO SANTO, falando em línguas (que ninguém interpreta, se não gosta de ler a BÍBLIA, orar, ou evangelizar (biblicamente)???

Está escrito:
• “Examinai todas as cousas, retende o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).
• “Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).
• “Portanto, também nós, visto que temos a rodear–nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando–nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1).
• “Bem–aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Apocalípse 1:3).

Disse JESUS:
• “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaura o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende uma candeia para colocá–la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus” (Mateus 5:13–16).

Em meu achômetro, considerando a época contemporânea, se pode dizer que o ser humano estaria em desvantagem à história religiosa do povo de DEUS em séculos anteriores, visto que criticamos o legalismo religioso de épocas passadas, mantendo legalismos de outras épocas e, criando ou inventando coisas e padrões de nossa própria época com o único objetivo de parecermos diferentes de outras comunidades com quem procuramos medir forças ou competir...

Consideremos o que disse o Apóstolo Paulo aos cristão da Igreja de Filipos (em sua época), com relação a atitude que seria normal na vida de alguém que se dizia cristão (seguidor de JESUS CRISTO)...
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Filipenses 4:8).

Como disse, “quem anda pela cabeça dos outros é piolho” e, entendo, que, chegando em muitas das igrejas (ou templos) da religião contemporânea (de nossos dias), o SENHOR JESUS seria impedido de entrar/barrado (porque não estaria vestido ou se portando conforme os padrões de nossa época, os quais foram definidos por pessoas que, podem até terem lido a BÍBLIA, mas que por algum motivo deixaram de aplicar o que dizia DEUS através do autor do texto... CONTUDO, é preciso ser coerente com o que DEUS espera de todo aquele que se diz convertido...
Por exemplo, diz DEUS, através do Apóstolo Paulo aos cristãos do primeiro século:
Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.
(Romanos 12:1–2).

O mesmo, diz DEUS a cristãos de épocas posteriores, através de cristãos que repetem as palavras que disse através de Paulo...

Por exemplo, sou cristão, numa época quase dois mil anos após Paulo, citando algo que foi dito (por Paulo) ao jovem líder Timóteo: “Procura apresentar–te a DEUS aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15).

Como disse, em meu achômetro, considerando a época contemporânea, se pode dizer que o ser humano estaria em desvantagem à história religiosa do povo de DEUS nos séculos anteriores... Digo isso, considerando a palavra NOBRES...
Disse Lucas, que viveu nos dias do SENHOR JESUS, havendo escrito o Evangelho que leva seu nome, além do livro ATOS DOS APÓSTOLOS:
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica, pois receberam a palavra comm tolda avidez, examinando as ESCRITURAS todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos dos Apóstolos 17:11).

Lucas se referiu ao que aconteceu na segunda viagem missionária, quando o Apóstolo Paulo pregava aos conversos, na cidade de Beréia (Ásia Menor). Isso é diferente do que acontece nos dias atuais (quase dois mil anos depois), quando tem sido comum cristãos não alimentados pela Palavra de DEUS, em consequência de terem a BÍBLIA, sem leitura diária, levando–os ao analfabetismo bíblico...

Certamente, posso aparentar INSENSIBILIDADE, mas é necessário que o ser humano (especialmente o cristão), use de racionalidade (capacidade de pensar) para entender que algumas vezes o entendimento (das coisas de DEUS) pode ser alcançado através do exercício mental de pensar sobre o que está escrito (que foi dito a outros cristãos nos tempos do judaísmo antigo) – a exemplo, do que disse DEUS, através do Apóstolo Paulo aos cristãos do primeiro século (na cidade de Roma):
Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS.
(Romanos 12:1–2).
Conforme dissemos no início deste texto: O mesmo, diz DEUS a cristãos de épocas posteriores, através de cristãos que repetem as mesmas palavras que disse através de Paulo...

Neste texto: CULTURA RELIGIOSA IRRACIONAL DO PODE VERSUS NÃO PODE... quero confrontar pessoas que, de forma irracional (desprovidas de inteligência), tapando o sol com uma peneira, acham que analfabetos bíblicos poderiam ser o melhor exemplo de quem leva DEUS a sério...

OBSERVAÇÃO:
PRIMEIRO – Há uns dez dias (em 04/06/2016), publiquei no site do escritor (www.recantodasletras//fchagass), o texto: NA CONDIÇÃO DE TEÓLOGO... (Mensagem Religiosa) onde falo um pouco sobre a formação de teólogo pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN – Recife/PE), após o que fui ordenado ao ministério pastoral pelo Presbitério de Garanhuns (onde passei alguns anos sendo pastor presbiteriano e professor no Instituto Bíblico do Norte – IBN), e, posso garantir, a quem interessar possa, que isso não significa muito, se deixar de considerar fidelidade ao que DEUS revela pelo Espírito Santo...
SEGUNDO – A considerando que jamais se fez alguma observação (confrontando) minha forma de expor o que está revelado, demonstra um pouco do analfabetismo bíblico em nossa época, porque apesar me meditar um pouco sobre o que está escrito, jamais quis ser dono da verdade e entendo que as pessoas (mesmo se dizendo cristãs, consideram pouco ou nada sobre o que está escrito...

DEUS, EM SUA INFINITA E SOBERANA GRAÇA, TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS E NOS A
BENÇOE!!!
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/06/2016
Código do texto: T5669181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.