Duas reflexões
Art. 99 ou Supletivo ou...
Uma sociedade marcada pela presença colossal do sentimento religioso não terá condições de se modernizar mais rapidamente. Ou seja, se ficarmos achando que tudo Deus resolve, então não teremos chance de resolver nada.
Nada disso é novidade para os que tiveram um contato normal com esse tipo de formulação em livros ou em suas experiências de vida. Mas não para certos pré-adolescentes ou para as pessoas mais idosas em classes de alfabetização que começam a metabolizar ensinamentos desse tipo.
Saber, por exemplo, que D. José I, herdeiro do trono de Portugal, morreu aos 27 anos de varíola porque sua mãe não consentiu que os médicos lhe aplicassem a vacina, já conhecida na época (1788). Por achar que a "decisão entre a vida e a morte estava nas mãos de Deus e não cabia à Ciência."
Maricá, 23/05/2016
Conduta normal
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara é investigado na Operação Lava Jato. Prefeitos, deputados, senadores, ministros (inclusive três dos recém-empossados) podem ser ou são alvo da Operação Lava Jato.
A impressão que se tem é a de que se Jesus Cristo, no exercício de algum mandato eletivo, participasse da vida pública no Brasil, certamente estaria respondendo a inquérito na Operação Lava Jato.
Acontece que JC foi um homem de comportamento inteiramente esdrúxulo, se comparado com a normalidade da conduta do político profissional brasileiro.
Rio, 17/05/2016