Ágape – Agapao “O Amor Vontade”

.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. (Mat 5:43-48). Este texto faz parte do sermão do monte, sermão que deixa expresso toda ética Cristã. Que não só os cristãos, mas toda a humanidade deveria trazê-lo guardado em seu coração:“amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;”.(Mat 5:44).

No grego existem quatro palavras diferentes que equivalem a nosso substantivo “amor”:

1 – storge: o amor de mãe para com seus filhos ou o amor do pai para com seus filhos, ou de filhos para com os pais, ou seja, o amor família.

2 – Eros, é o amor apaixonado que uma mulher nutre por um homem ou vice-versa, ou seja, a paixão que se torna amor.

3 – phileo: Aqui vemos a mais doce palavra e mais tenra palavra que tem no grego para falar do amor. Descreve o despretensioso afeto. Ela descreve os sentimentos que nutrimos em relação aos nossos amigos, e familiares, ou seja, o amor de intimidade.

4 – A quarta palavra guarda em seu significado algo mais profundo, pois vai além do amor família, do amor paixão e do amor carinho. Esta quarta palavra é o substantivo “αγαπη ágape”, com o verbo αγαπαω agapao. Ágape é a palavra usada neste texto. O verdadeiro significado de ágape é benevolência invencível, da infinita boa vontade em ação. Nesta palavra esta guardado o significado de um amor ativo e voluntário, ela nos fala de um amor que nasce dentro de nós como fruto do Espirito Santo (Gál 5:22,23).

O amor Ágape é um dom ou melhor é o dom supremo como podemos ver em (1Co 13:1-13). Aqui cabe uma breve explicação do porque da supremacia deste dom. Falar em línguas sem amor edifica somente a aquele que fala, profetizar sem amor torna-se inútil, fé sem amor pode torna-se cruel, obediência sem amor pode tornar-se em um simples executar de tarefas. Então ágape é o combustível da vida cristã e deveria ser de todos os seres humanos. Quando carregamos em nós este tipo de amor, não nos importará o que a outra pessoa possa fazer ou nos fazer, não importará a maneira em que nos trate, se nos insulta ou injuria ou ofende: nunca permitiremos que invada o nosso coração outro sentimento que não seja o desejo de que ela esteja sempre bem, e que Deus pai a brinde com a sabedoria que vem do alto, e que a sua vida seja plena em prosperidade. Este dom não nasce espontaneamente em nosso coração, ele é fruto da incansável e insistente petição ao Espirito Santo é um dom que podemos e devemos pedir sempre a Ele.

Mas voltemos ao texto, Jesus não pediu e nem nos pede que amemos a nossos inimigos do mesmo modo que amamos a nossos entes queridos. Pois aqueles que estão próximos de nós seja por razões de parentesca ou de outro tipo e constituem o grupo de nossos seres amados, não poderíamos deixar de amá-los. Neste caso, amar os nossos inimigos, é uma ação voluntária porque não envolve somente sentir com o coração; também exige o querer sentir, ou seja, a vontade consciente. Não é algo que não poderíamos evitar, é algo que devemos nos propor a fazer. De fato, constitui uma vitória e uma conquista frente aos sentimentos que experimentamos instintivamente, quanto ao ser humano natural. O ágape não é um sentimento do coração, que sobrevém espontaneamente, sem que o peçamos nem procuremos; significa uma determinação da mente, graças a qual obtemos essa invencível boa vontade até para com aqueles que nos ferem e insultam. trata-se do poder de amar aqueles que não gostam de nós e de aprender a gostar daqueles de quem não gostamos. Na verdade, ágape nasce no caminhar em, e com Cristo Jesus, e durante o caminhar Ele nos capacitara a vencer nossa tendência natural para a ira e os ressentimentos, tendo sempre como alvo a perfeição para qual fomos chamados que é a de: alcançar essa inquebrantável boa vontade para com todos os seres. Que a paz de Cristo Jesus nosso Senhor seja presente e um presente em nossas vidas.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/04/2016
Código do texto: T5607979
Classificação de conteúdo: seguro