Amor Cristão deve ser sem hipocrisia.

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. (Rom 12:9). Este versículos da carta do apóstolo Paulo aos romanos nos ensina três coisas a serem praticadas no viver diário. Neste ponto o apóstolo Paulo começa a descrever determinados aspectos do nosso viver Cristão em favor de nossos semelhantes. As bases desse serviço são constituídas pelo amor, pela repulsa ao mal, pelo apego ao bem. E agindo assim seremos levados ao amor fraternal, que nos desembaraça das cordas dos preconceitos e desejos levando-nos a enxergar no outrem o irmão. É bem certo que este amor só poderá desenvolver-se em nós através do agir do Espirito Santo.

1 – Porque este tipo de amor é divino, pois a sua origem é sobrenatural, a saber, este amor vem do Pai que é o amor (1Jo 4:8). E torna-se real na vida de cada um mediante o agir do Espírito. O amor é uma qualidade em nós cultivada pelo Espírito, pois é um dos aspectos de seu fruto (Gál. 5:22). O amor e o maior dom que o Espírito Santo pode nos dar. Pois, afinal de contas, de que valeria a grandeza de nossa fé? De que valeria toda a nossa espiritualidade? De que valeria o serviço ao próximo? Se não expressar o maior mandamento que o amor? Porque toda fé, toda espiritualidade e todo serviço sem amor pode se tornar apenas egocentrismo. O amor deve ser completamente sincero de toda ação, porque que aquele age por amor jamais cobra gratidão ou algo parecido. Sendo assim não deve haver no amor Cristão hipocrisia, simulação ou motivos ocultos. Existe um tipo de amor que ao ser expressado leva consigo o interessa do que dá afeto com o olho posto no ganho que pode proporcionar. Existe o amor egoísta cujo objetivo é obter muito mais do que dá. Mas o amor gerado pelo Espírito Santo é um amor liberto do eu, é, o voo puro de um coração que se regala no servir em amor e verdade para com outros.

2 – O segundo é devemos repudiar a maldade, seja ela como for. O amor cristão verdadeiro leva a pessoa a repelir o mal, e apegar-se ao bem. Porque quem ama a Cristo, não quererá apenas agradá-lo, mas também buscará possuir a sua qualidade. Pois quando o amor começa a reinar em nossos corações podemos ver o mal agindo, mesmo que ele esteja trasvestido de justiça ou de lealdade. Onde reina o amor não existe lugar para o rancor e nem tão pouco para sede de vingança. Se uma pessoa verdadeiramente ama a seu semelhante, não haverá de fazer coisa alguma capaz de prejudicá-lo, estará sempre pronto a socorrê-lo mesmo que este seja o causador de sua própria queda, e vemos isso quando Paulo afirma: A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Rom 13:8-10). O amor Cristão não escolhe a quem amar, e aqui faço uso de um jargão; “O Cristão repudia o pecado, mas ama o pecador”. Porque o amor Cristão deve ocupar-se mais em ajudar, do que em punir ou em desprezar.

3 – Apegar-se ao bem, Paulo quando se refere ao mal usa a palavra: “πονηρος poneros”, que tem entre seus significados têm o de: cheio de labores, aborrecimentos, fadigas pressionado e atormentado. Ou seja, mal é tudo aquilo que pode causar a nós ou a outrem os sofreres acima. E para bem ele usa a palavra: “αγαθος agathos” , Que entre seus significados têm: Boa constituição ou natureza. útil, saudável, agradável, amável, alegre, feliz. Ou seja, a nossa vida deve ser guiada e cimentada em ser útil, agradável para que possamos ser e causar a felicidade a outrem. Agindo assim o mal se afastará de nós e consequentemente se aproximaremos cada vez mais de forma de Cristo, e o mundo a nossa volta será com certeza um melhor, porque viveremos aqui o principio do reino de Deus onde o amor fraternal imperará.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 31/03/2016
Código do texto: T5590606
Classificação de conteúdo: seguro