A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte I.2
2) Conhecendo a importância das estações do ano judaico.
Vou ser redundante, mas preciso falar assim mesmo:
- Toda a criação é maravilhosamente perfeita! E seu propósito vai além de qualquer entendimento.
Salmos 136:7-9 Aquele que fez os grandes luminares; porque a sua benignidade dura para sempre; O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre; A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre.
Salmo 104:19 Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso.
Sendo assim, precisamos entender que os luzeiros do dia e da noite servem para marcar os tempos e as estações.
Então, uma curiosidade importante que determina o começo do ano judaico é que ele é regido pelo movimento da lua e do sol, ou seja, as quatro estações do ano se regem pelo movimento astronômico. Veja abaixo:
A cada ano, Equinócio e Solstício indicam estações astronômicas:
- Equinócio se refere à Primavera e ao Outono e geralmente ocorre em 21 de março e 23 de setembro e marca o momento em que a noite é igual ao dia.
- Solstício se refere ao Verão e ao Inverno e geralmente ocorre em 21 de Junho e 22 de Dezembro. No Verão marca a data em que o dia é o mais longo do ano, e no Inverno é o dia mais curto.
Para 2016 (5774/5984) para o hemisfério norte:
Equinócio da Primavera - 20 de março 06:30
Solstício de Verão - 21 de junho 01:34
Equinócio de Outono - 22 de setembro 17:21
Solstício de inverno - 21 de dezembro 12:44
http://maisatual112.blogspot.com.br/2015/03/quando-equinocio-e-solsticio-2016-2017.html
Existem três festas importantes destacadas por DEUS para os judeus com relação à lavoura que são determinadas pelos Equinócios (primavera / outono):
Êxodo 23:14-17 Três vezes no ano me celebrareis festa. A FESTA DOS PÃES ÁZIMOS guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim; E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e A FESTA DA COLHEITA, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho. Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor DEUS.
Porém quero destacar duas com relação aos eventos astronômicos, as datas de início do ano e do meio do ano judaico:
1) A Festividade dos Pães Não Fermentados, começando em 15 de Nisã, coincidia com a colheita da cevada.
- Equinócio da Primavera
2) A Festividade das Barracas, ou do Recolhimento, que começava no 15.° dia do sétimo mês, Etanim, ou Tisri, encerrava a parte principal do ano agrícola de forma alegre, visto que a colheita, em geral, já havia sido então completada. — Lev 23:33-36,39-43.
- Equinócio do Outono
http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2009/07/estudo-biblico-colheita.html
O significado do nome do mês:
- Abib / Nisan é o nome dado ao primeiro mês do calendário judaico religioso e sétimo mês do calendário civil, se inicia com a primeira Lua Nova da época da cevada madura em Israel. O nome Nissan tem origem babilônica (a origem do nome Nissan vem da palavra Nitzan, o nome da flor antes de se abrir) (inicio / abertura): na Torá o nome do mês é Abib. é o primeiro mês da primavera (primavera em hebraico, Aviv, Abibe), Este mês marca o início da primavera no hemisfério norte. Neste mês os judeus comemoram Pessach (14 de Nissan). Corresponde a março/abril no calendário gregoriano.
http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2013/01/calendario-biblico-parte-2.html
A ênfase nesta segunda parte esta sendo com relação ao projeto de DEUS de marcar o tempo através da lua e das estações do ano.
Agora, não é interessante que essa mesma marcação de tempo não nos deva chamar a atenção para o FIM DOS TEMPOS?
1 Tessalonicenses 5:1,2 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.