Jesus é luz do mundo que precisa ser acesa para muitos

 

     Uma pergunta, um questionamento que vivemos a fazer constantemente quando deparamos com tantas formas de violências; quando deparamos com tanto sofrimento emocional do homem levando-o a buscar diversas maneiras para aliviar-se é: se Deus é amor porque tudo isto acontece? 

     Pois bem, este questionamento certamente pode ser respondido por nós mesmos quando olhamos para dentro de nós e fazemos um minucioso exame de consciência e nos perguntamos: como vivemos a nossa fé em Deus? Estamos priorizando Deus em nossa vida? De fato procuramos viver a sua Palavra no dia a dia? Evidentemente se cada um de nós tiver a humildade no momento em que fizermos este profundo exame de consciência poderemos observar que vivemos muito um Deus teórico, mas pouco um Deus que se torna ação em nossa vida levando-nos a mudanças radicais em nosso comportamento fruto de um viver este Deus interiormente.

     O homem se encontrava na escuridão completamente perdido, Deus enviou Seu filho para ser a luz do mundo, e assim, todo aquele que nele crer consiga viver na claridade. Jesus trouxe entre tantos ensinamentos palavras de vida. Veio ser o mediador entre o homem e Deus. Veio nos ensinar um novo mandamento que é amar o próximo como a si mesmo. Enfim, Jesus veio ser este homem transformador do homem levando-o a se encontrar, e assim, transformar todas as trevas em luz. Jesus é a face visível de um Deus invisível. 

     No entanto, o mundo ainda não se deu conta disto e vive sobre o sofrimento, sobre a violência. Certamente, isto acontece porque a Boa Nova ainda não chegou a muitos por falta de operários, pelo tamanho da messe ou mesmo porque aqueles que deveriam ser estes anunciadores sejam eles os leigos engajados  ou muitos escolhidos para pastorearem ainda não se deram conta de que são instrumentos de Deus, pois ainda vivem uma fé egoísta ou apenas cumprrem preceitos precisando ser evangelizados, ainda que freqüentem assiduamente as missas ou participam de pastorais, movimentos em suas respectivas igrejas. 

     Deus não enviou Seu filho para revolucionar o mundo, mas transformar o homem dando a ele o discernimento da verdade, abrindo lhe o coração e sendo um novo homem. Aí sim, a partir desta transformação o homem passe a ser o transformador o mundo. Em suma, Deus veio dar ao homem a sabedoria divina para que a transformação do mundo ocorra a partir de si mesmo. 

      Certamente, esta é a grande missão dos discípulos de Jesus. Quando Ele (Jesus) esteve conosco como homem enviou setenta e dois para anunciar a Boa Nova e dizer que o reino está próximo iniciando com a saudação da paz. Hoje ele me envia, te envia a fazer o mesmo, só que já não para anunciar que o reino está próximo, mas sim, o reino está no meio de nós e que cada um possa usufruir deste reino para que a violência de lugar a paz; para que o ódio de lugar ao amor; para que a dor emocional do homem possa em Deus ser sanada. Enfim, para que o homem se abre a luz que é Jesus e viva em paz sendo feliz.   

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 08/07/2007
Reeditado em 10/07/2007
Código do texto: T557019