Sejamos Agradáveis

“...mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”. (Romanos 5:20b).

Este versículo me faz lembrar algo que estudei há alguns anos, tempo em que tudo que se relacionava a números se resumia à Matemática, em que os professores se esforçavam para incutir na mente dos alunos assuntos, que embora façam parte do nosso cotidiano, geralmente despertam muito pouco interesse nos aprendizes.

Por favor, não se prendam ao meu superficial conceito nesse assunto, mas eu me refiro às variações das Grandezas que, de acordo com o aprendizado recebido, podem ser direta ou inversamente proporcionais. Um exemplo muito simples e comumente utilizado é o deslocamento de um automóvel. Se bem observarmos os quilômetros percorridos pelo carro (1ª grandeza) e o combustível por ele gasto (2ª grandeza) durante o percurso, verificaremos que o consumo de combustível irá aumentar ou diminuir conforme a variação da distância percorrida pelo veículo. Aqui, a variação se dá de forma direta, pois o consumo cresce ou diminui, conforme cresce ou diminui a distância. Porém, se bem me lembro, há casos em que a proporção dessa variação pode ocorrer da forma inversa. Ou seja, isso acontece quando uma grandeza aumenta, enquanto a outra diminui e vice-versa. Isto é, nesse caso as duas grandezas seriam inversamente proporcionais, e, dobrando uma delas, a outra se reduz pela metade; triplicando uma delas, a outra se reduz para a terça parte... E assim por diante.

Voltemos ao texto bíblico, então. Se o analisarmos de maneira simplista e “matemática”, conforme a explanação peculiar e saudosista acima, poderemos erroneamente entender que este seja um caso de Variação Diretamente Proporcional, em que, quanto mais pecados um indivíduo cometer, mais cheio da graça de Deus este indivíduo será. Assim, o segredo seria viver profanamente, distante de tudo que se nomeie por Santo e, assim, a graça divina viria repousar superabundantemente em nosso coração. Definitivamente, o nosso entendimento não pode nem passar por perto disso, se queremos agradar ao nosso Senhor e andar nos Seus caminhos. A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS NÃO É CONDICIONADA AO PECADO E JAMAIS O SERÁ.

Se quisermos nos ater aos ensinos básicos “matemáticos”, atentemos, então, para a Variação Inversamente Proporcional, a qual poderia ser adequada ao texto sagrado da seguinte maneira: AUMENTA-SE A GRAÇA E DIMINUI O PECADO. Aí, sim. Glórias a Deus e aleluias!!! Dessa maneira, as coisas se dariam assim: à medida que envidamos nossos esforços, objetivando o aumento dessa graça maravilhosa em nós, essa atitude – QUE É DE QUEM SE DÁ POR EXEMPLO - provoca uma variação inversamente proporcional e imprescindível ao nosso viver cristão. Qual seja: diante do contínuo crescimento gracioso divino em nós, o pecado perderá força e espaço, até que não mais exista em nosso ser. Isso me traz à memória o verso de uma linda melodia, que nos diz: “Se a graça é um oceano, estamos afogando”. É nesse processo que seremos aperfeiçoados até que alcancemos a estatura do nosso Varão Perfeito, CRISTO JESUS!!!

Nesse ponto poderia surgir o seguinte questionamento: - O que fazer para conseguir esse intento??? E eu responderia com essas palavras: - Bem, precisamos entender de uma vez por todas que nada há que possamos fazer por nossos próprios méritos que vá nos garantir a graça de Deus. Entenda-a como um presente do nosso Pai Celeste, sem merecimento algum da nossa parte. O que podemos fazer é viver de forma agradável Àquele que nos presenteou, aprender mais sobre a Sua Pessoa e sobre como, verdadeiramente, O agradar.

Vemos que essa tarefa de agradar a Deus nunca foi muito fácil. Tudo depende é do interesse pessoal de cada um de nós em fazê-lo. O segredo está em nossos corações, se é que, de fato, o reconhecemos como o nosso Senhor e suficiente Salvador de nossa vida. Se assim for, como diz outra canção: “Que Ele cresça, que eu diminua, que Ele apareça e eu me constranja com a Sua glória e todo o Seu Amor, infinita humildade, servo de todos os irmãos.”

SE ELE É O NOSSO SENHOR, SOMOS SEUS SERVOS, PORTANTO, SEJAMOS OBEDIENTES, POIS É ISSO QUE MAIS AGRADA A DEUS.

...

https://www.facebook.com/zezehagostinho/