EXERCITANDO A FÉ – Parte III

A FÉ É RACIONAL, SENÃO É FIDEÍSMO.

O que é ter fé?

Como funciona essa coisa de ter fé?

O que você entende por ter fé?

Responder racionalmente a essas perguntas é um desafio. Porque entender a fé que DEUS exige de cada um de nós, exige mesmo racionalidade.

Anteriormente falei que a fé é um fundamento, que ela tem regras e que precisa de interação entre o indivíduo e DEUS.

DEUS usou Abrão como referência de alguém que inteligentemente confiou. Leia atentamente Gênesis 15.

Se você tiver interesse veja o vídeo abaixo, ele é longo, mas vai te fazer entender bem o que é fé em DEUS. Fica a sugestão.

https://www.youtube.com/watch?v=EWDvEYF3uqc

Resumidamente “Gênesis 12”: Abrão recebeu ordem para sair da cidade onde morava para ir para outro lugar. Ele saiu de uma situação de muito conforto, de uma cidade grande e bem estruturada, para uma cidade onde não existia nenhum conforto e de muitas dificuldades.

Abrão OBEDECEU a DEUS.

A obediência dele consistiu no seguinte:

1- DEUS é o objeto da fé. A nossa fé é direcionada para o Criador;

2- A fé admite questionamento (por que, pra que, quando, onde, etc.), a fé não deixa dúvidas;

3- Deus dá evidências, Ele não nos deixa confusos;

4- A fé demanda acordo, uma aliança, uma ligação íntima.

Hebreus 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

Fé é uma questão de TER CERTEZA ABSOLUTA, de ter segurança que a benção será alcançada.

Imagina o próprio DEUS falando assim com você:

Lech-Lecha, Lekh-Lekha, or Lech-L'cha (לֶךְ-לְךָ leḵ-ləḵā)

Termo em hebraico usado em Gênesis 15, que significa:

– vai na fé, vai por ti mesmo, vai confiando no seu sentido, vá para o teu bem, para a tua felicidade.

Isso demanda mesmo ter total confiança e certeza absoluta de que o negócio é firme, que não tem erro, que o sucesso é o resultado final.

E FIDEÍSMO? Que coisa é essa?

O termo fideísmo é atribuído a tudo aquilo que não se consegue explicar racionalmente. É aquela “fé” cheia de incertezas, na base de “será?”.

O fideísmo é o mesmo que obedecer por desespero, seguir cegamente, é a “fé” sem razão.

Tirando do dicionário: FIDEÍSMO: substantivo masculino, relativo à doutrina teológica que, desprezando a razão, preconiza a existência de verdades absolutas fundamentadas na revelação e na fé.

Alguns detalhes importantes sobre FÉ:

- A fé não é pensamento positivo.

- Os extremistas: tem os que não acreditam em nada e os que acreditam em tudo.

- A fé não é superar obstáculos, não é superação;

- Não se trata de autoajuda.

- A fé não significa determinar algo como: Eu determino...

Outros detalhes importantes:

Hebreus 11:13 Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Tiago 2:23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Eu confesso: Não é tão fácil explicar sobre o que é a fé.

Mas vai aí um exemplo que estou transcrevendo:

- Entenda que DEUS é especialista e que em especialista podemos confiar mesmo sem termos conhecimento de assunto específico. Por exemplo:

Estando você num prédio em chamas em quem você confiaria? Num bombeiro (treinado e preparado) ou numa pessoa perturbada e desequilibrada? Os dois irão te indicar um caminho para você se salvar ou ser salvo.

Assim é DEUS, nele a gente pode confiar.

DEUS é o meio seguro e racional, basta obedecer simplesmente. Por que vamos discutir com o especialista?

Último detalhe muito importantíssimo:

Hebreus 10: 38 Mas o justo viverá pela fé.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 16/02/2016
Código do texto: T5545797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.