AS COISAS DO MUNDO

No Evangelho de Marcos. 10,17-27, vemos o que Jesus dizia sobre como devemos ser neste mundo para conseguirmos chegar à vida eterna. Quando perguntado por um homem :-"Que devo fazer para alcançar a vida eterna?" Jesus responde-lhe:-"Não mates, não roubes, não cometas adultério, não levantes falso testemunho;não defraudes, honra teu pai e tua mãe."Ao que o homem lhe diz:-"Sim mestre, tudo isso tenho cumprido à risca."Däí, Jesus continua:-"Então, tudo bem, só lhe falta uma coisa, vai, vende tudo o que é teu e dá aos pobres e segue-me."O homem ficou muito triste, chorando e afastou-se, desistindo de segui-lo.

Jesus, então, comenta com os apóstolos: " Como é difícil para quem é rico na terra conseguir um lugar no céu." E, realmente, é verdade ,que continuamos presenciando nos dias atuais a mesma coisa.O apego ao dinheiro e às coisas materiais, só constituem, para eles. os maiores obstáculos para conseguirem o céu. O coração fica embrutecido e sem sensibilidade para descobrir e aumentar a sua crença nas palavras de Jesus, como Deus que habitou entre nós e, morreu na cruz, foi somente para salvar a humanidade inteira, que o Pai criador o colocou na terra , onde como no Seu sonho, deveria ser um paraíso, onde correriam leite e mel. E, Jesus, termina a sua explicação aos apóstolos dizendo-lhes :-"'E mais fácil um camelo( naquele tempo uma corda muito grossa), passar no furo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu.". Quer dizer, realmente, a vida voltada somente para o que é material , empobrece o espírito, esvaziando-se das riquezas que só Deus pode nos dar, através das suas graças e da nossa fé. É, realmente, "pobre", aquele que não tem fé em Deus. Na sua infinita bondade Ele, depois de tentar muitas vezes, através dos profetas, que eram, então, os portadores dos seus avisos, sobre a salvação e a vida eterna, resolveu fazer-se "homem" em seu próprio filho Jesus Cristo e, veio viver entre nós, num esforço maior, para que acreditássemos, através das suas palavras e dos seus exemplos vivos e, que assim, pudesse levar a humanidade inteira pelo caminho da salvação, que é o cume do seu Plano. Deus, na sua extrema bondade, procurou trazer ao mundo a felicidade que já não estava existindo, porque o seu povo O vinha expulsando do seu convívio Porém, mesmo assim, os homens nãoi entenderam nada e, ainda hoje, uma grande maioria nada entendeu e, apegaram-se só às coisas materiais , às coisas do mundo, e expulsam Deus dos seus lares, das suas vidas.

Muitos são os que vivem voltados e "ënroscados"só no que é material, tornando-se verdadeiros escravos dos deuses deste mundo desumanizado em que vivemos nestes tempos. As coisas materiais adquiriram valores que as transformam em verdadeiros "deuses, para a maioria que vive pautada nos esquemas de políticas sócio-econômicas protecionistas, onde a minoria, dita normas e conduz, ao seu bel-prazer, os destinos de todos, numa gritante e injusta divisão social, massacrando as classes infustiçadas, que vivem, sempre, das migalhas que sobram das divisões que os "grandes"fazem.

Realmente, fica muito difícil o céu, a vida eterna, para os que não crêem e não vivem, segundo os ensinamentos de Jesus.

Ctba. (BGJ) Bene - 05/07/2007