Feixe de Luz

“Pois todo aquele que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam expostas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas em Deus.” (João 3:20-21).

Esses versículos me remetem ao passado. Quando era criança, recordo-me, eu dormia junto a outros irmãos. Tínhamos três camas e um guarda roupas no quarto. Lembro-me que minha cama ficava próxima à parede e defronte a uma janela de madeira. Pela manhã, um feixe de luz invadia nosso ambiente através de uma minúscula fenda que existia na parte inferior direita da janela, e a escuridão daquele quarto se dissipava diante de nossos olhos, pois não resistia à chegada triunfal da claridade.

Nessas experiências vividas, pude observar que, mediante aquela iluminação matinal, eu podia visualizar tudo o que tinha no interior do quarto, a começar pelas pequenas partículas de poeira que planavam no entorno daquele feixe luminoso. Ou seja, tudo era exposto. Tudo era manifesto. Uma cama mal arrumada, calçados jogados pelo chão, o guarda roupas organizadinho, os brinquedos guardadinhos numa caixa, sombras diversas que surgiam com os seus movimentos, cuecas e meias sujas jogados aos cantos, etc. Aquela luz me permitia ver as coisas boas, como também as ruins. Nada passava despercebido.

O Senhor é a nossa Luz e, através dele, minhas obras - boas ou más - são manifestas. Nesse caso, se eu não sou da Luz, fujo do confronto, fujo da Luz, fujo de Deus. Se, por outro lado, sou filho desta Luz, tenho prazer em me expor, em entrar e andar diante da presença de Deus, fazendo a vontade dEle.

Se observarmos a vida do rei Davi, haveremos de verificar que, nele a Luz fez manifestar inúmeras atitudes ruins, e a Bíblia não esconde isso. Ele, entretanto, não tinha medo dessa Luz e foi grandemente usado pelo Senhor. Como ele, muitas outras personagens bíblicas também cometeram os seus deslizes, e o mesmo ocorre em nossos tempos com grandes homens e mulheres de Deus. Errar é natural, afinal, somos seres humanos e Deus nos conhece e sabe das nossas deficiências. Esse argumento, porém, nunca servirá de justificativa para os nossos maus procedimentos. Precisamos, sim, é de nos esforçar para agradar a Deus. A Bíblia nos garante que “se resistirmos ao Diabo, ele fugirá de nós”, mas só experimentaremos essa promessa em nosso viver se, ANTES, decidirmos nos submeter a Deus e a obedecê-lo. O importante é não fugir da Luz, que é a Presença de DEUS em nós.

Quanto a Davi, no final das contas ele foi honrado pelas atitudes tomadas diante dos erros cometidos. Ele voltou-se para a Luz e foi chamado de HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.

...

https://www.facebook.com/zezehagostinho/?ref=hl