-Em Jesus ,tenho chance de ser feliz (sermão sobre Bartimeu)

Texto base Lucas 18.35-43

• Introdução

Neste episódio temos três personagens,sendo eles: Jesus como o

tipo, ou seja, personagem que representa a justiça Divina como O

Salvador. Bartimeu como o protagonista que é o personagem

Principal. A multidão como o antagonista que é o opositor do protagonista.

1° Tópico Quem é Jesus, Bartimeu e a Multidão

A) Jesus, O Salvador

Pois bem, O Salvador veio ao mundo com um ministério ímpar de

Curas, milagres, prodígios e promessa salvífica pra humanidade

Perdida; Deixando um recado para os líderes políticos, religiosos e

Medicinais daquela época que o Doutor por excelência chama-se

Jesus Cristo.

Para o necessitado e o oprimido, O Salvador diz: "Não se perturbe o

vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim.Na casa de

meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito;

pois vou preparar-vos lugar.E, se eu for e vos preparar lugar, virei

outra vez e vos levarei para mim, para que onde eu estiver estejais

vós também." (João 14.1-3)

Quero lembrar-lhes que o termo "turbar-se" há variantes significados,

Dentre estes quando o Mestre diz "Não se turbe" ele tá exclamando

Assim: "Não pertubem-se!" Creiam em Deus!" "Creiam também em mim!"

Na cada de meu pai há muitas moradas, mas se não houvesse morada

Eu diria-lhes que iria preparar,ou seja, O Salvador tá mostrando aos

Necessitados que não deve pertubar-se, e sim,animar-se crendo no

Amor de Deus pai e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. O próprio

Diz ainda que não devemos estar ansiosos pela nossa vida.

O quê comeremos!? O que beberemos!? O que vestiremos!?

(Até quando está mediocridade!!? )

Este ministro vos pergunta: até quando ficaremos olhando para

Baixo como depressivos e gananciosos com as coisas daqui

Da terra!? Pois, existe mais uma chance do Salvador para as

Nossas vidas. Quando ele diz que devemos olhar para as aves do

Céu, as quais não semeiam, não colhem,nem ajuntam em celeiros;

Contudo, o nosso pai celeste as alimenta. Veja, agora, a integridade

da maravilhosa pergunta do Mestre: "porventura, não vale vós

Muito mais do que as aves?" O Senhor dá continuidade à este

Sermão, demostrando o amor do pai para conosco: "por ansioso

Que estejais, porventura podeis acrescentar um centímetro sobre à

Vossa cabeça? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário?

Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham,

Nem ficam.Eu contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua

glória, se vestiu como qualquer deles (Mateus 6.25-31)

Pronto, então, ó necessitados, tu que te sentes injustiçados, tu que

Te sentes um zero a esquerda quero dizer-lhes que o Mestre está

Aqui e chama-lhes para os braços do amor do pai e para irdes de

Encontro aos passos da misericórdia daquele que verteu o sangue

Na cruz por amor a ti!

Para aqueles que não observam o conselho do Salmista que diz: "se

As as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração "

(Salmos 62.10b) E de fato se já tenhais colocado e esquecestes há

Tempo de Deus, O Mestre tem um recado pra o Senhor(a) desviado e

e também para os que dizem o seu deus são os vossos dinheiros,

Jesus diz: " Não ajunteis tesouros na terra, onde traça e ferrugem os

consomem, e os ladrões invadem e roubam;mas ajuntai tesouros no

céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e os ladrões não

invadem nem roubam.Porque onde estiver teu tesouro, aí estará

também teu coração. (Mateus 6.19-21)

B) Bartimeu

Queridos, centre os milagres que com íntima compaixão o mestre

Fizera, sobrssai neste sermão o do cego Bartimeu, inclusive se ele

Estivesse aqui hoje ,ele estaria cultoando a Deus em ações de graças

Por Jesus Cristo ter-lhe dado de volta à visão e a alegria de agora

Em diante ter dupla cidadania: a terrena e a celestial.

Amados irmãos, amigos, familiagem e simpatizantes de nossa fé

O protagonista desta história, como se vê,chama -se Bartimeu.

Bar vem do sufixo 'filho de' Timeu quer dizer honrado ou filho

Estimado,ou seja, neste sermão passaremos a conhecer a história

De um cego não de nascença ,mas pela horrível trajetória de vida

Que o destino fez-lhe viver. Na verde, sua história começa diante

De um futuro promissor. Pois, seu pai Timeu era um general de

Honroso que servia a Israel no destacamento em Betel. Ele

Aposentou-se, tornando-se um homem bem sucedido na região.

Porém, infelizmente o que era pra ser belo tornou-se feio.Porque,

Quando aconteceu o domínio do Império Romano os bens do pai

De Bartimeu foram confiscados ,tomados e também a aposentadoria

Cortada.Eis o porquê Timeu torna-se um revoltoso, liderando várias

Rebeliões por desativar o governo na região. Identificado como uma

Ameaça pra Roma. Ele foi perseguido, preso, crucificado e morto.

Após à morte crucial dele pegam o seu filho e cegam-lhes os olhos

Para que este não viesse ser um revoltoso como seu pai. Veja bem,

Naquela época era comum a crucificação de um grande número de

Pessoas que prejudicassem a ordem e o governo do império; como

Também era comum eliminar os filhos ou torná-los deficientes para

Que não seguissem o exemplo de seus pais. Tanto melhor se deixassem

Vivos com alguma deficiência. Porque, seriam um verdadeiro

Outidoor ambulante, avisando: 'não sigam o exemplo de Timeu,

Vejam o que aconteceu com ele e com o seu filho'.

C) A multidão

Queridos irmãos, prestai-vos um pouquinho a mais de atenção para

Eu vos dizer algo importantíssimo, a saber, a multidão entra em

Como coadjuvante, ou seja, como aquele que ajudaria o cego a

Acertar o caminho quando este perguntar-lhes "o que era aquilo "

(Conf. Lc 18.36b) Pois perto de onde ele estava Jesus passava com

uma Enorme multidão alvoroçando a cidade. Logo após a multidão

Anunciar-lhe que Jesus, O Nazareno passava por ali (cnf. Lc 18.37)

Daqui em diante a multidão que demostrava ser coadjuvante dessa

História, põe as unhas pra fora e mostra qual de fato será o seu

Papel. Ser antagonista será o seu papel. Escute uma coisa, dizem

Que a história é a mesma, muda-se apenas os personagens e os

Tempos. Sendo assim, fique de olho. Pois, nem todos que chegarão

para te ajudar, vão querer de fato o teu bem.

2° Tópico - o confronto entre o cego e a multidão

A) Jesus, O Nazareno. Bom ,Jesus nasceu em Belén da Galileia

Mas par que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos

Profetas: Ele será chamado Nazareno (Mt 2.23) Ele foi residir em

Nazaré. Porém,este versículo que Mateus menciona gera divergências

Entre estudiosos. Porque, como diz o escritor Mário Persona "na

Verdade não existe um versículo específico no Antigo Testamento

Que corresponde à esta passagem. Persona concluí mostrando que

Nenhum profeta do Antigo Testamento previu que ele seria chamado

Nazareno de forma explícita, mas mais de um profeta disse que ele

Seria desprezado. Por isso, o versículo fala de 'profetas' e não de um

Profeta específico. Quando o Senhor esteve aqui o termo "Nazareno"

Era um modo de expressar desprezo por alguém, e isto nós vemos

Na expressão que Natanael usa ao saber que Jesus é de Nazaré

(Conf. João 1.46) ,porém cá pra nós irmãos, por que será que o cego

Ao ouvir que passava Jesus, O Nazareno ele começa à clamar:

Jesus, filho de Davi (...) Esta é uma pergunta intrigante até ao

Tomarmos conhecimento de que todo o Israel sabia da vinda do

Messias na linhagem dávitica e que os profetas do Antigo

Testamento caracterizavam-no como desprezível.

B) o cego e à sua única chance

Dia o cego unir uma profecia com à outra e crer que seria à sua

Única chance de chamar à atenção do Messias para salvar-lhe

Das negatividades que lhe rodeava, a saber: a cegueira,

À beira do caminho, e a esmola.

C) o clamor do cego e à oposição

Pois bem, o cego ao entender que esta é à sua única oportunidade

Ele exibe uma emocionalidade profundamente da alma,mas a

Multidão opõe-se mandando-o calar-se (conf. Lc 18.39a) Todavia,

a palavra chance no dicionário sig 'ocasião oportuna', e é nisto

Que Hb 4.16 nos influência a ser determinado quando diz:

"aproximemo-nos com confiança do trono da graça, para que

recebamos misericórdia e encontremos graça, a fim de sermos

socorridos no momento oportuno." E é uma determinação como

Esta que Lucas narra a perseverança do cego quando diz: "ele,

Porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia

De mim " Lucas 18.39b

•há uma frase célebre do pastor negro americano do sec.19 ,o qual

Fora conhecido pelos seus discursos e também pela luta da

Igualdade racial. Diz ele: "o que me preocupa não é o clamor

Dos maus,mas é o silêncio do bem ". - Mather Luther king

Se o Luther king estivesse neste episódio, ele seria o coadjuvante

Que diria para o cego: o que me preocupa não é o grito da multidão

Que te faz calar-se de grito, na verdade o que me preocupa

será o teu silêncio, então, portanto, grita que o mestre te ouvirá

E te alegrará de felicidades.

3° Tópico - O grito que parou Jesus, e a capa que o cego deixou

A) O clamor do cego ultrapassa à oposição

Meteus,Marcos e Lucas narram esta história, sendo que só Mateus

Narra com dois cegos (Mt 20.29-34); Marcos e o Lucas narram

Apenas um cego (Mr 10.46-52; Lc 18.35-43) Todos narram que

JESUS PAROU e mandou chamar o cego. (Mt 20.32; Mr 10.49;Lc 18.40)

B) a capa - Mas somente o Marcos detalhe, dizendo "Lançando de si

a sua capa, levantou-se de um salto e dirigiu-se a Jesus."(Mr 10.50)

Segundo Yossef Akiva (um grande pregador ) o império romano era

Mui organizado, não se podia pedir esmolas de qualquer jeito,

Precisava de uma autorização, a saber, uma capa que discernia

Aquela pessoa das outras.Aquele capa diz Akiva, era escrito em

Latim ''este homem é um miserável um mendigo vivente de esmolas".

Entendemos que capa representa pecado oculto. Porém, o texto me

Dá ênfases para eu entender que esta capa torna-se um bloqueio

Entre ele e o Senhor Jesus. Ou seja, a capa representa para o cego

A sua família que havia perdido. Contudo, ele entendeu que deveria

Lançar de si tal capa e ir rumo da capa misericordiosoa de Cristo.

Se capa representa um bloqueio aqui no texto,então, eu vou crer que

Existe vários bloqueios para lançarmos de si e irmos ao encontro do

Mestre, dentre estes bloqueios destacarei apenas três, a saber:

"Mentiras,invejas e a falta do próprio clamor.

•Mentira (2Reis 5.16,17,20-27)

Logo após o profeta Eliseu proporcionar à cura do comandante do

Exército da Síria, o texto bíblico narra dizendo que o comandante diz

Ao profeta assim: "te peço aceites um presente do teu servo". Porém,

Eliseu não aceitou. Sobretudo, o servo de Eliseu, Geasi,vai ao

Encontro de Naamã mentir logo após dele ter distanciado, o Geazi

Conota-o uma história mentirosa para alcançar presentes de Naamã.

Ao voltar para a presença do profeta, Geazi teve chance de "lançar

de si " a capa mentirosa e alcançar à misericórdia do profeta,.mas

Ele escolheu ficar com a capa da mentira e consequentemente com

A desgraça que ela trasfere para o possuidor. Pois, a história desse

Mentiroso encerra-se da seguinte forma: "Então, saio diante dele

(Profeta) leproso. "

•Inveja (Salmos 73)

O Salmos de número 73 há uma pessoa chamada Asafe que

Invejava os arrogantes ao ver as prosperidades dos perversos.

Dos versos 1 ao 16 há um conflito entre o salmista e a realidade

De que ele sendo justo não tem nada e os perversos esbanjam-se

De prosperidade. Sobretudo, o verso 17 diz "até que entrei no

Santuário de Deus e atinei para o fim deles" ,ou seja, o salmista

Estava "lançando de si a capa" e indo ao encontro de Deus. O verso

28 fecha com chaves de ouro quando ele diz: "para mim, bom é estar

junto a Deus; ponho minha confiança no SENHOR Deus, para

proclamar todas as suas obras."

•A falta do próprio clamor (lamentações 2.19)

O livro de lamentações de Jeremias são cantos fúnebres que

Descrevem de modo doloroso e poético, a destruição pelos

Babilônios em 586 a.c; E os acontecimentos que se sucedem à

Está catástrofe nacional: fome, sede, matanças, incêndios, saques

E exílio forçado (conf. 2Rs 24-25) o qual o profeta chama o povo

Para um clamor ( conf. Lm 2.19) o povo "lançando de si esta capa "

Da falta do clamor e no número 5 há uma busca da misericórdia

Divina, e o verso 21 fecha com chave de ouro,a saber:

" Restaura-nos a ti para que voltemos a ti, SENHOR;

renova os nossos dias como antigamente."

•Conclusão

A pergunta do ano com uma resposta sabia, nós veremos

Quando o Senhor pergunta para o Bartimeu: "o que queres

Que eu faça!? " Bartimeu estava à beira do caminho, cego

Mendigando; E se ele dissesse: "que eu encontre o caminho.

A resposta do Mestre seria: "Eu Sou O Caminho. Siga-me, e

Sejas mais um na multidão." Se o cego dissesse: "quero

Apenas uma esmolinha pra este cego,Senhor." O metre

Respondereia: "Eu alimentei uma multidão de cinco mil

pessoas Com cinco pães e dois peixinhos. Então, dize-me

O que tens arrecado que eu multiplicarei.

Sobretudo, o cego deu a resposta certa para a chance jamais

Vista! Disse ele: "Senhor, que eu torne a ver." Jesus disse-lhe:

"Vê; A tua fé te salvou." Lucas 18.41,42

Lucas diz "e logo viu " este pregador que vos fala se lembra

De uma frase do filósofo Platão:

"A beleza é a ideia que resplandece o mundo "

Então, quando Lucas diz "e logo viu" eu entendo que Bartimeu

Viu pessoalmente a beleza que resplandeceu o mundo

Com à seguinte ideia: "eu sou a luz do mundo."

Bartimeu impactadamente viu e seguiu a Jesus

Glorificando a Deus. Todo o povo vendo isto,

Dava louvores a Deus.

Ministério_Poético
Enviado por Ministério_Poético em 27/01/2016
Reeditado em 27/01/2016
Código do texto: T5525207
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