-Em Jesus ,tenho chance de ser feliz (sermão sobre Bartimeu)
Texto base Lucas 18.35-43
• Introdução
Neste episódio temos três personagens,sendo eles: Jesus como o
tipo, ou seja, personagem que representa a justiça Divina como O
Salvador. Bartimeu como o protagonista que é o personagem
Principal. A multidão como o antagonista que é o opositor do protagonista.
1° Tópico Quem é Jesus, Bartimeu e a Multidão
A) Jesus, O Salvador
Pois bem, O Salvador veio ao mundo com um ministério ímpar de
Curas, milagres, prodígios e promessa salvífica pra humanidade
Perdida; Deixando um recado para os líderes políticos, religiosos e
Medicinais daquela época que o Doutor por excelência chama-se
Jesus Cristo.
Para o necessitado e o oprimido, O Salvador diz: "Não se perturbe o
vosso coração. Crede em Deus, crede também em mim.Na casa de
meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vos teria dito;
pois vou preparar-vos lugar.E, se eu for e vos preparar lugar, virei
outra vez e vos levarei para mim, para que onde eu estiver estejais
vós também." (João 14.1-3)
Quero lembrar-lhes que o termo "turbar-se" há variantes significados,
Dentre estes quando o Mestre diz "Não se turbe" ele tá exclamando
Assim: "Não pertubem-se!" Creiam em Deus!" "Creiam também em mim!"
Na cada de meu pai há muitas moradas, mas se não houvesse morada
Eu diria-lhes que iria preparar,ou seja, O Salvador tá mostrando aos
Necessitados que não deve pertubar-se, e sim,animar-se crendo no
Amor de Deus pai e na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. O próprio
Diz ainda que não devemos estar ansiosos pela nossa vida.
O quê comeremos!? O que beberemos!? O que vestiremos!?
(Até quando está mediocridade!!? )
Este ministro vos pergunta: até quando ficaremos olhando para
Baixo como depressivos e gananciosos com as coisas daqui
Da terra!? Pois, existe mais uma chance do Salvador para as
Nossas vidas. Quando ele diz que devemos olhar para as aves do
Céu, as quais não semeiam, não colhem,nem ajuntam em celeiros;
Contudo, o nosso pai celeste as alimenta. Veja, agora, a integridade
da maravilhosa pergunta do Mestre: "porventura, não vale vós
Muito mais do que as aves?" O Senhor dá continuidade à este
Sermão, demostrando o amor do pai para conosco: "por ansioso
Que estejais, porventura podeis acrescentar um centímetro sobre à
Vossa cabeça? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário?
Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham,
Nem ficam.Eu contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua
glória, se vestiu como qualquer deles (Mateus 6.25-31)
Pronto, então, ó necessitados, tu que te sentes injustiçados, tu que
Te sentes um zero a esquerda quero dizer-lhes que o Mestre está
Aqui e chama-lhes para os braços do amor do pai e para irdes de
Encontro aos passos da misericórdia daquele que verteu o sangue
Na cruz por amor a ti!
Para aqueles que não observam o conselho do Salmista que diz: "se
As as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração "
(Salmos 62.10b) E de fato se já tenhais colocado e esquecestes há
Tempo de Deus, O Mestre tem um recado pra o Senhor(a) desviado e
e também para os que dizem o seu deus são os vossos dinheiros,
Jesus diz: " Não ajunteis tesouros na terra, onde traça e ferrugem os
consomem, e os ladrões invadem e roubam;mas ajuntai tesouros no
céu, onde nem traça nem ferrugem os consomem, e os ladrões não
invadem nem roubam.Porque onde estiver teu tesouro, aí estará
também teu coração. (Mateus 6.19-21)
B) Bartimeu
Queridos, centre os milagres que com íntima compaixão o mestre
Fizera, sobrssai neste sermão o do cego Bartimeu, inclusive se ele
Estivesse aqui hoje ,ele estaria cultoando a Deus em ações de graças
Por Jesus Cristo ter-lhe dado de volta à visão e a alegria de agora
Em diante ter dupla cidadania: a terrena e a celestial.
Amados irmãos, amigos, familiagem e simpatizantes de nossa fé
O protagonista desta história, como se vê,chama -se Bartimeu.
Bar vem do sufixo 'filho de' Timeu quer dizer honrado ou filho
Estimado,ou seja, neste sermão passaremos a conhecer a história
De um cego não de nascença ,mas pela horrível trajetória de vida
Que o destino fez-lhe viver. Na verde, sua história começa diante
De um futuro promissor. Pois, seu pai Timeu era um general de
Honroso que servia a Israel no destacamento em Betel. Ele
Aposentou-se, tornando-se um homem bem sucedido na região.
Porém, infelizmente o que era pra ser belo tornou-se feio.Porque,
Quando aconteceu o domínio do Império Romano os bens do pai
De Bartimeu foram confiscados ,tomados e também a aposentadoria
Cortada.Eis o porquê Timeu torna-se um revoltoso, liderando várias
Rebeliões por desativar o governo na região. Identificado como uma
Ameaça pra Roma. Ele foi perseguido, preso, crucificado e morto.
Após à morte crucial dele pegam o seu filho e cegam-lhes os olhos
Para que este não viesse ser um revoltoso como seu pai. Veja bem,
Naquela época era comum a crucificação de um grande número de
Pessoas que prejudicassem a ordem e o governo do império; como
Também era comum eliminar os filhos ou torná-los deficientes para
Que não seguissem o exemplo de seus pais. Tanto melhor se deixassem
Vivos com alguma deficiência. Porque, seriam um verdadeiro
Outidoor ambulante, avisando: 'não sigam o exemplo de Timeu,
Vejam o que aconteceu com ele e com o seu filho'.
C) A multidão
Queridos irmãos, prestai-vos um pouquinho a mais de atenção para
Eu vos dizer algo importantíssimo, a saber, a multidão entra em
Como coadjuvante, ou seja, como aquele que ajudaria o cego a
Acertar o caminho quando este perguntar-lhes "o que era aquilo "
(Conf. Lc 18.36b) Pois perto de onde ele estava Jesus passava com
uma Enorme multidão alvoroçando a cidade. Logo após a multidão
Anunciar-lhe que Jesus, O Nazareno passava por ali (cnf. Lc 18.37)
Daqui em diante a multidão que demostrava ser coadjuvante dessa
História, põe as unhas pra fora e mostra qual de fato será o seu
Papel. Ser antagonista será o seu papel. Escute uma coisa, dizem
Que a história é a mesma, muda-se apenas os personagens e os
Tempos. Sendo assim, fique de olho. Pois, nem todos que chegarão
para te ajudar, vão querer de fato o teu bem.
2° Tópico - o confronto entre o cego e a multidão
A) Jesus, O Nazareno. Bom ,Jesus nasceu em Belén da Galileia
Mas par que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos
Profetas: Ele será chamado Nazareno (Mt 2.23) Ele foi residir em
Nazaré. Porém,este versículo que Mateus menciona gera divergências
Entre estudiosos. Porque, como diz o escritor Mário Persona "na
Verdade não existe um versículo específico no Antigo Testamento
Que corresponde à esta passagem. Persona concluí mostrando que
Nenhum profeta do Antigo Testamento previu que ele seria chamado
Nazareno de forma explícita, mas mais de um profeta disse que ele
Seria desprezado. Por isso, o versículo fala de 'profetas' e não de um
Profeta específico. Quando o Senhor esteve aqui o termo "Nazareno"
Era um modo de expressar desprezo por alguém, e isto nós vemos
Na expressão que Natanael usa ao saber que Jesus é de Nazaré
(Conf. João 1.46) ,porém cá pra nós irmãos, por que será que o cego
Ao ouvir que passava Jesus, O Nazareno ele começa à clamar:
Jesus, filho de Davi (...) Esta é uma pergunta intrigante até ao
Tomarmos conhecimento de que todo o Israel sabia da vinda do
Messias na linhagem dávitica e que os profetas do Antigo
Testamento caracterizavam-no como desprezível.
B) o cego e à sua única chance
Dia o cego unir uma profecia com à outra e crer que seria à sua
Única chance de chamar à atenção do Messias para salvar-lhe
Das negatividades que lhe rodeava, a saber: a cegueira,
À beira do caminho, e a esmola.
C) o clamor do cego e à oposição
Pois bem, o cego ao entender que esta é à sua única oportunidade
Ele exibe uma emocionalidade profundamente da alma,mas a
Multidão opõe-se mandando-o calar-se (conf. Lc 18.39a) Todavia,
a palavra chance no dicionário sig 'ocasião oportuna', e é nisto
Que Hb 4.16 nos influência a ser determinado quando diz:
"aproximemo-nos com confiança do trono da graça, para que
recebamos misericórdia e encontremos graça, a fim de sermos
socorridos no momento oportuno." E é uma determinação como
Esta que Lucas narra a perseverança do cego quando diz: "ele,
Porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia
De mim " Lucas 18.39b
•há uma frase célebre do pastor negro americano do sec.19 ,o qual
Fora conhecido pelos seus discursos e também pela luta da
Igualdade racial. Diz ele: "o que me preocupa não é o clamor
Dos maus,mas é o silêncio do bem ". - Mather Luther king
Se o Luther king estivesse neste episódio, ele seria o coadjuvante
Que diria para o cego: o que me preocupa não é o grito da multidão
Que te faz calar-se de grito, na verdade o que me preocupa
será o teu silêncio, então, portanto, grita que o mestre te ouvirá
E te alegrará de felicidades.
3° Tópico - O grito que parou Jesus, e a capa que o cego deixou
A) O clamor do cego ultrapassa à oposição
Meteus,Marcos e Lucas narram esta história, sendo que só Mateus
Narra com dois cegos (Mt 20.29-34); Marcos e o Lucas narram
Apenas um cego (Mr 10.46-52; Lc 18.35-43) Todos narram que
JESUS PAROU e mandou chamar o cego. (Mt 20.32; Mr 10.49;Lc 18.40)
B) a capa - Mas somente o Marcos detalhe, dizendo "Lançando de si
a sua capa, levantou-se de um salto e dirigiu-se a Jesus."(Mr 10.50)
Segundo Yossef Akiva (um grande pregador ) o império romano era
Mui organizado, não se podia pedir esmolas de qualquer jeito,
Precisava de uma autorização, a saber, uma capa que discernia
Aquela pessoa das outras.Aquele capa diz Akiva, era escrito em
Latim ''este homem é um miserável um mendigo vivente de esmolas".
Entendemos que capa representa pecado oculto. Porém, o texto me
Dá ênfases para eu entender que esta capa torna-se um bloqueio
Entre ele e o Senhor Jesus. Ou seja, a capa representa para o cego
A sua família que havia perdido. Contudo, ele entendeu que deveria
Lançar de si tal capa e ir rumo da capa misericordiosoa de Cristo.
Se capa representa um bloqueio aqui no texto,então, eu vou crer que
Existe vários bloqueios para lançarmos de si e irmos ao encontro do
Mestre, dentre estes bloqueios destacarei apenas três, a saber:
"Mentiras,invejas e a falta do próprio clamor.
•Mentira (2Reis 5.16,17,20-27)
Logo após o profeta Eliseu proporcionar à cura do comandante do
Exército da Síria, o texto bíblico narra dizendo que o comandante diz
Ao profeta assim: "te peço aceites um presente do teu servo". Porém,
Eliseu não aceitou. Sobretudo, o servo de Eliseu, Geasi,vai ao
Encontro de Naamã mentir logo após dele ter distanciado, o Geazi
Conota-o uma história mentirosa para alcançar presentes de Naamã.
Ao voltar para a presença do profeta, Geazi teve chance de "lançar
de si " a capa mentirosa e alcançar à misericórdia do profeta,.mas
Ele escolheu ficar com a capa da mentira e consequentemente com
A desgraça que ela trasfere para o possuidor. Pois, a história desse
Mentiroso encerra-se da seguinte forma: "Então, saio diante dele
(Profeta) leproso. "
•Inveja (Salmos 73)
O Salmos de número 73 há uma pessoa chamada Asafe que
Invejava os arrogantes ao ver as prosperidades dos perversos.
Dos versos 1 ao 16 há um conflito entre o salmista e a realidade
De que ele sendo justo não tem nada e os perversos esbanjam-se
De prosperidade. Sobretudo, o verso 17 diz "até que entrei no
Santuário de Deus e atinei para o fim deles" ,ou seja, o salmista
Estava "lançando de si a capa" e indo ao encontro de Deus. O verso
28 fecha com chaves de ouro quando ele diz: "para mim, bom é estar
junto a Deus; ponho minha confiança no SENHOR Deus, para
proclamar todas as suas obras."
•A falta do próprio clamor (lamentações 2.19)
O livro de lamentações de Jeremias são cantos fúnebres que
Descrevem de modo doloroso e poético, a destruição pelos
Babilônios em 586 a.c; E os acontecimentos que se sucedem à
Está catástrofe nacional: fome, sede, matanças, incêndios, saques
E exílio forçado (conf. 2Rs 24-25) o qual o profeta chama o povo
Para um clamor ( conf. Lm 2.19) o povo "lançando de si esta capa "
Da falta do clamor e no número 5 há uma busca da misericórdia
Divina, e o verso 21 fecha com chave de ouro,a saber:
" Restaura-nos a ti para que voltemos a ti, SENHOR;
renova os nossos dias como antigamente."
•Conclusão
A pergunta do ano com uma resposta sabia, nós veremos
Quando o Senhor pergunta para o Bartimeu: "o que queres
Que eu faça!? " Bartimeu estava à beira do caminho, cego
Mendigando; E se ele dissesse: "que eu encontre o caminho.
A resposta do Mestre seria: "Eu Sou O Caminho. Siga-me, e
Sejas mais um na multidão." Se o cego dissesse: "quero
Apenas uma esmolinha pra este cego,Senhor." O metre
Respondereia: "Eu alimentei uma multidão de cinco mil
pessoas Com cinco pães e dois peixinhos. Então, dize-me
O que tens arrecado que eu multiplicarei.
Sobretudo, o cego deu a resposta certa para a chance jamais
Vista! Disse ele: "Senhor, que eu torne a ver." Jesus disse-lhe:
"Vê; A tua fé te salvou." Lucas 18.41,42
Lucas diz "e logo viu " este pregador que vos fala se lembra
De uma frase do filósofo Platão:
"A beleza é a ideia que resplandece o mundo "
Então, quando Lucas diz "e logo viu" eu entendo que Bartimeu
Viu pessoalmente a beleza que resplandeceu o mundo
Com à seguinte ideia: "eu sou a luz do mundo."
Bartimeu impactadamente viu e seguiu a Jesus
Glorificando a Deus. Todo o povo vendo isto,
Dava louvores a Deus.