Pelo Amor ou pela Dor

"A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça" (Bíblia/Livro de Isaias 26:9).

Há uma citação comumente utilizada no meio evangélico, a qual declara: "Vem-se a Cristo por amor ou pela dor". Inúmeras são as interpretações a respeito dessas palavras e nem todos são concordes com tal pensamento. Nesse sentido, eu estive lendo esse texto que escreveu o Profeta Isaias e penso que, talvez ele estivesse usando o mesmo raciocínio presente nessa famosa citação popular. Senão, vejamos:

1. Na primeira parte do versículo o escritor parece falar a respeito dele mesmo - "A minha alma suspira por ti de noite, sim, no meu íntimo, o meu espírito te busca," - ou seja, ele não tem dificuldade em se prostrar e servir ao Senhor. Antes, ele tem é muito prazer em buscar a Face de Deus e se esforça nesse intento, a fim de conhecê-lo cada vez mais. O Profeta não estava imune às adversidades, mas, independentemente delas, ELE SERVIU A DEUS POR AMOR.

2. Já na segunda parte do texto, temos algumas afirmações sobre os incrédulos e resistentes - "pois quando os teus julgamentos se manifestam na terra, os habitantes do mundo aprendem o que significa: justiça!" - nesse caso, a didática para aqueles que optaram por viver segundo o curso do mundo é o manifestar dos julgamentos divinos, através dos quais eles veem o agir de Deus, aprendem sobre a justiça dele e tem a oportunidade de mudar seus conceitos e praticar o aprendizado que obtiveram. Isso não significa que Deus esteja promovendo o sofrimento a essas pessoas, mas o que sobrevém a elas é resultado da opção de vida que tiveram e é consequência dos seus próprios atos. Mesmo assim, nem todos que experienciam os juízos do Senhor se rendem a majestade dele. Entretanto, AQUELES QUE SE PROSTRAM DIANTE DA SUA PRESENÇA O FAZEM PELA DOR.

Há uma ilustração que gosto muito de usar, em que o nosso Deus é o Oleiro e nós somos os vasos. Nesse contexto, se o vaso se submeter ao Oleiro POR AMOR, o Santo Espírito concluirá a obra de aperfeiçoamento sem maiores problemas, ainda que haja algum sofrimento no processo. Agora, havendo resistência por parte do vaso, a estratégia do Oleiro muda, pois ele não fará o descarte sem antes se utilizar de todos os recursos necessários para consumar a obra. Se necessário for, ele volta ao ponto zero e começa tudo de novo. Ou seja, o vaso defeituoso é quebrado, triturado, peneirado, umedecido,

amassado, amoldado, levado ao forno, lixado e polido. Nesse caso, o trauma será maior e A RENDIÇÃO AO OLEIRO SE DARÁ PELA DOR.

Conforme podemos vislumbrar no versículo seguinte ao que foi transcrito no preâmbulo, nem todos se submeterão ao Oleiro e, "ainda que este se compadeça daqueles, os tais não aprenderão a justiça, e, na terra da retidão agem perversamente, e não veem a majestade do Senhor".

NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTÂNCIAS, SEJA PELO AMOR OU PELA DOR, VOLTEMO-NOS AO SENHOR!!!

...

https://www.facebook.com/zezehagostinho/?ref=hl