O amor completa todos os dons. (Parte 1).
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. (1Co 13:1-3). Aqui nesta passagem vemos o apóstolo Paulo escrever e descrever sobre o amor como o dom maior. Ele começa comparando o amor com outros dons que sem o amor perdem a sua eficácia Cristã. No meu ponto de vista este capítulo se faz maravilhoso no viver Cristão. Porque o amor é algo imprescindível para vida porque a vida gira em torno do amor, mas é bem claro que levaremos uma vida inteira e não entenderemos o amor. O que Paulo faz aqui é nos mostrar pontos para que possamos viver e praticar o amor, em um viver Cristão.
Ele começa dizendo: Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. (1Co 13:1). Ele deixa claro que o dom de línguas se vier desacompanhado do amor é inútil. Segundo os historiadores nos cultos tinham uma característica em especial do culto principalmente o Dionísio e Cibele, onde os cultuantes entorpecidos gritavam e diziam palavras incompreensíveis acompanhados por retinir de sinos. Mas ao cessar o transe vinha os sentimentos de ódio e desavença tomar conta do espaço vazio que havia nos corações. Ou seja, até o desejado dom de línguas não era melhor que a gritaria do culto pagão se o amor estivesse ausente.
E ele segue dizendo: Ainda que eu tenha o dom de profetizar (1Co 13:2a). Paulo usa a palavra do grego: προφητεια propheteia; que tem entre seus significados o de: Um direcionamento aos eventos relacionados com o reino de Cristo e seu iminente triunfo, junto com as consolações e admoestações que pertence a este. Ou seja, de uma maneira simples para que possamos entender o profeta da Nova Aliança, entrega a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, mas até mesmo este nobre dom de ler e entender e entregar a palavra escrita sem amor de nada vale. E aqui cabe lembrar que existem dois tipos de profetas. Existe um cujo fim é o de salvar as almas de seu povo, e que os busca e sussurra por eles com os acentos do amor. E ninguém o fez melhor que o próprio Paulo. Por outro lado há o pregador que suspende os que o ouvem sobre as chamas do inferno e dá sempre a impressão de que se regozijaria tanto com sua condenação como com sua salvação, ou seja, aquele que sempre se importa mais consigo mesmo do que com o próximo. E neste caso se encaixam alguns tipos de lideres eclesiástico que espera que as ovelhas o procurem, quando deveriam agir como o bom pastor que buscam as ovelhas. Porque o bom pastor buscar as ovelhas, assim como Deus em seu sempiternal amor nos buscou.
E seguindo vemos Paulo dizer: e conheça todos os mistérios e toda a ciência (1Co 13:2 b). Aqui fica expresso o dom do intelecto. Ou seja, podemos ter dom o do conhecimento intelectual, ao ponto de conhecer a bíblia em suas várias versões e em suas línguas originais, mas se não tivermos amor corremos o perigo permanente, que é do esnobismo intelectual. E está pessoa pode levar uma vida buscando somente seus próprios interesses, sempre buscando ficar ao lado daquele que ele pode tirar algum proveito, para o mundo comum isto é uma qualidade, mas para um Cristão e uma caminha que levará a destruição. Se a instrução não vier acompanhada do guiar do Espírito Santo corremos o perigo de desenvolver um espírito de desprezo, por aqueles que conhecem menos, e sem perceber caminharemos no frio caminho do egocentrismo onde buscaremos ser o centro das atenções é a estrela que brilha mais e os outros serão somente sombras, e sendo assim apagaremos a chama rica do amor, apagando o agir de Deus em nós. Só um tipo de conhecimento cujo o primor seja desapego e seguido do observar a si mesmo firmado no fogo do amor de Cristo pode realmente ser útil no guiar da vida de outem em direção ao reino de Deus. (Continua).
(Molivars).