Comentário do Evangelho da Festa de São Tomé

                            ( João 20,24-29)

 

 

Tomé, um dos doze apóstolos do Senhor tem um papel importante par nós, cristãos do dias atuais. Ele foi considerado incrédulo por pedir provas palpáveis da ressurreição de Jesus e por sua teimosia terminou sendo uma testemunha excepcional para a igreja.

Tomé ouviu dos companheiros, como já ouvira de Maria que haviam visto o Senhor. No entanto quer identificar Jesus pelas marcas da crucifixão.

Jesus aparece ao grupo e no meio na comunidade reunida aceita submeter-se à prova exigida por Tomé, este  porém  se contenta em vê-lo como os demais companheiros e prostrado por terra  professa sua fé em plenitude, dizendo:Meu Senhor e meu Deus.

Diante da profissão de fé de Tomé, Jesus faz sua declaração final: “Creste porque me vistes.Felizes serão os crerão sem ter visto”.

Os discípulos foram testemunhas oculares para dar testemunho de Jesus aos seus seguidores atuais que n’Ele acreditam e O amam sem ter visto.

Para chegarmos a Deus precisamos da fé. Fé teologal, fé experiência, fé que é dom para reconhecermos aquilo que não vemos, nem tocamos. Fé amadurecida, real, que não depende de sinais. Cristo já deu o maior dos sinais morrendo na cruz, manifestando o seu amor por nós.

Peçamos a Deus que nos toque e nos cure da incredulidade para que acreditemos n’Ele sem pô-lo a prova, para que tenhamos  uma fé convicta  na Sua Palavra e que ela nos baste. E que tenhamos olhos de fé que nos permita experimentar na nossa vida o amor de Deus .

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=550724