"OBEDIÊNCIA"
Quando Jesus viu que uma multidão o rodeava, ordenou que atravessassem para o outro lado do mar. Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: “Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. Outro de seus discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai”. Ao que Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus próprios mortos”. Jesus domina as circunstâncias
Entrando Jesus no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, sobreveio no mar uma violenta tempestade, de tal maneira que as ondas encobriam o barco. Ele, contudo, dormia. Então, seus discípulos vieram despertá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos todos perecer! ”Mas Jesus disse a eles: “Por que estais com tanto medo, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e houve plena calmaria. Então, os homens maravilhados, exclamaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Jesus domina as forças do mal.
Quando Ele chegou ao outro lado, à província dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros. Eram tão agressivos que ninguém podia passar por aquele caminho. E, de repente gritaram: “Que temos nós contigo, ó Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?” Não muito longe deles estava pastando uma grande manada de porcos. Então, os demônios imploravam a Ele: “Se nos expulsas, permite-nos entrar naquela manada de porcos!” E Jesus lhes disse: “Ide!” Assim que saíram entraram nos porcos. De repente, toda a manada correu em disparada e atirou-se violentamente precipício abaixo, em direção ao mar, e nas águas pereceram. Aqueles que cuidavam dos porcos fugiram, foram para a cidade e contaram tudo, inclusive o que ocorrera com os endemoninhados. Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus; e assim que o viram, suplicaram-lhe que se retirasse da sua região. (Mateus 8:18-34)
Todo o capítulo 8 de Mateus é repleto de ensinamento, nele há curas, libertação, salvação, mas há coisas que me chamam muita atenção:
A primeira é o fato de algumas pessoas quererem seguir Jesus e Ele não permitir, pois essas pessoas seriam mais úteis próximas aos seus amigos e parentes que ainda não eram salvos e que precisavam de alguém que lhes orientassem, mostrasse o caminho e fosse sal e luz nas suas vidas.
A outa é que um deles queria primeiro sepultar seu pai par só depois segui-lo, e a esse Ele disse que o seguisse logo e deixasse àqueles que estão mortos, por falta de conhecimento da palavra de Deus, enterrassem o defunto. Assim é que Jesus considera todos aqueles que não o conhecem, como mortos vivos, verdadeiros zumbis.
Nesses dois parágrafos acima, vemos o quanto é importante ouvir e obedecer a voz do Senhor, a um Ele disse fica e a outro Ele disse segue-me e os dois obedeceram; pois nem sempre quando estamos fazendo alguma coisa boa e achamos que é pra Deus, estamos realmente fazendo aquilo que Deus quer que façamos, antes devemos conhecer a vontade dEle para nossa vida, pois ela nos trás paz por ser boa, perfeita e agradável.
Outra ainda é o fato de que quando o Senhor pega o barco para ir salvar aquele homem possuído de uma legião de demônios, pois Ele já sabia, com Ele nada é por acaso, já começou se levantar oposição, o vento e o mar vieram contra aquele barco. Assim também acontece conosco, quando nos dispomos a fazer a vontade de Deus tudo e todos se levantam contra nós para nos impedir e nos fazer desistir, até mesmos aqueles da nossa família e amigos, os quais deveriam se alegrar conosco, de repente nos desprezam; porém devemos permanecer fiéis e clamar por Jesus e Ele virá em nosso socorro ainda que pareça que Ele não está se preocupando, que está dormindo, ainda assim na hora certa Ele nos livrará das tempestades e nos fará andar sobre as águas.
Outra também é que os demônios reconheceram e temeram Jesus Cristo, pois sabiam que Ele tinha poder para expulsá-los. Assim também acontece conosco, quando estamos cobertos com o sangue de Cristo, quando somos salvos e libertos, os demônios nos reconhecem como filhos de Deus e nos temem, pois temos autoridade sobre eles, somos luz e onde quer que cheguemos temos poder para dissipar as trevas, muitos nos receberão, nos amarão e juntar-se-ão a nós, outros porém nos rejeitarão e nos expulsarão do meio deles, mas que tudo seja para glorificar o nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Jesus foi embora daquela cidade, porém aqueles dois homens que foram libertos da legião de demônios ficaram ali como sementes, como sal e luz, para serem testemunhas vivas do poder de Deus e para aqueles homens verem que para Deus não há impossíveis, que mesmo estando no pior estado possível, em Jesus há esperança, há salvação, hã vida, há vitória.
Senhor obrigada pela Tua palavra que nos ensina, nos alerta, nos abençoa e nos mostra o caminho pelo qual devemos seguir. Não nos deixa desistir, não nos deixa perecer, mas haja o que houver, que possamos permanecer fiel até o último dia de vida nessa terra. Amém.