VIDA NOVA NO ANO NOVO

E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;

Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.

Lucas 5.37-38

Antes de conversarmos sobre o texto bíblico precisamos entender o que é "odre". Odres são sacos feitos de pele de animais para armazenamento de vinho.

Com o tempo, e a fermentação do vinho, o odre costuma expandir. Se você reutilizar o odre para armazenar vinho novo, é natural que o odre se rompa, por não aguentar expandir novamente.

Com certeza você já ouviu, ou já usou a expressão "ano novo, vida nova". Vamos analisar se isto é possível...

Da mesma forma que acontece com o odre, é com a nossa vida, não adianta querermos vida nova se não nos fizermos novas pessoas.

Não há como construir uma nova vida mantendo os velhos hábitos, frequentando os mesmos lugares, cultivando os mesmos defeitos, praticando os mesmos pecados de antes.

Se buscamos uma nova vida, precisamos saber o que esta nova pessoa deve (ou não) fazer.

Sabemos que toda ação gera uma reação, assim é também em nossas vidas, as ações da pessoa antiga fazem com que nós sejamos a pessoa antiga, por mais que nós busquemos uma nova vida.

Em CRISTO somos nova criatura, consequentemente novo homem ou nova mulher. Você se permite ser uma nova pessoa?

DEUS nos abençoe, para que não só no ano que se aproxima, mas todos os dias possamos renovar nossas vidas e a nossa aliança com ELE.