TEMPO DE REFLEXÃO

INTRODUÇÃO

No final de cada ano o comercio fecha as portas por alguns dias para balanço. É o momento de contabilizar ganhos e perdas durante o ano que se findou. Na vida espiritual também é preciso fazer um balanço. Será que ganhamos mais ou perdemos mais no ano que se finda? É um bom momento para uma reflexão. Há perdas espirituais irreparáveis:

I – Quando não damos o devido valor à Palavra de Deus

A Própria Bíblia nos adverte quando ao perigo de negligenciá-la:

1. Tornamo-nos ouvintes esquecidos – Tiago1.22

2. Tornamo-nos presas fáceis para as falsas doutrinas – Gálatas 1.6-9

3. Ficamos fracos e raquíticos espirituais – I Pedro 2.2

Pregunta: Que importância dei à Palavra de Deus durante o ano que se finda? Quanto tempo gastei meditando no Livro Santo? É tempo de reflexão.

II – Quando negligenciamos a oração

A oração é a chave que abre o coração o de Deus. Negligenciar a oração acarreta sérios prejuízos para o crente:

1. Falta de poder – Marcos 9.29

2. Perda de bênçãos – Mateus 7.7-8

3. Fracasso diante das tentações – Lucas 22.40

Pergunta: Durante o ano que se finda mantive uma comunhão íntima com Deus através da oração ou as minhas orações ficaram restritas aos cultos ou aos momentos de angústia e desespero? É tempo de reflexão.

II – Quando desprezamos a Casa de Deus

O autor da Carta os Hebreus exorta seus leitores a não abandonar a congregação – Ver Hebreus 10.25. Há grandes perdas espirituais em negligenciar a Casa de Deus:

1. Perdemos a comunhão com nossos irmãos

2. Perdemos a comunhão com Deus

3. Não crescemos espiritualmente

Pergunta: Durante o ano que se finda quantas vezes deixei de vir ao templo por preguiça. Sono, desânimo? Que importância dei à casa de Deus? É tempo de reflexão.

Conclusão

Essas perdas são irreparáveis, pois oportunidades perdidas não voltarão. Todavia podemos lembrar de onde caímos, arrependermos e praticarmos as primeiras obras. Voltarmos ao primeiro amor. É tempo de reflexão. Que neste novo ano assumamos um compromisso de fidelidade ao nosso Deus. É tempo de corrigir erros do passado e assim Ele mesmo, Deus, nos abençoará. Assim seja!

José Loula Júnior
Enviado por José Loula Júnior em 18/12/2015
Código do texto: T5484021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.