Comentário da Liturgia  da Festa de São Pedro e São Paulo.         (At 12, 1-11; Sl 33; 2Tm4, 6-8.17-18;Mt16, 13-19)

 

 

Simão, que pela carne é filho de Jonas, declara que Jesus é o Messias esperado. E Jesus comprova declarando que a confissão de Simão é uma  revelação do Pai. Ele era usado como instrumento de Deus pai para revelar ao mundo a divindade do Seu Filho Jesus. Daí a declaração de Jesus: “És feliz! Feliz, porque foste escolhido por Deus Pai para seres porta-voz do céu!”

Jesus neste momento declara a função específica de Simão. O Mestre  se propõe “construir” um templo, uma comunidade nova, na qual Simão será sua pedra fundamental.Acrescenta Pedro, masculinização  de Pedra ou  rocha,  ao nome de Simão, pois ele será o fundamento onde se assentará a partir dali seu edifício, sua sociedade religiosa,  isto é “sua igreja”.Pedro terá nela uma função medianeira central.Terá as chaves de acesso ao reino de Deus e terá o poder de julgar, perdoar e condenar, homologado por Deus.

Observemos que Cristo ressalta: Edificarei a MINHA Igreja .Portanto só uma Igreja pode ser verdadeira, a Igreja de Cristo.

Cristo pronuncia com clareza que sua verdadeira Igreja tem fundamento em Pedro e sobreviverá aos séculos quando afirma: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

Portanto Ele fundamentou sua Igreja em Pedro, e em seus legítimos sucessores, de uma vez que Ele sabia que Pedro não viveria para sempre. E  justamente por isso deu a Pedro e a seus legítimos sucessores os poderes necessários  para governar a Igreja universal, estabelecendo  leis, julgando, executando ordens, admitindo as pessoas á igreja  ou as expulsando dela. Este poder lhe foi conferido exatamente quando Jesus lhe disse: “Tudo que ligares na terra será ligado nos  céus...”

Hoje a Igreja de Cristo tem como legítimo representante o Santo Padre o Papa Bento XVI.

Pedro e Paulo personificam ao longo da história da Igreja sua ininterrupta tradição apostólica sinal da presença contínua do Senhor como Pastor único do seu povo. Eles  representam as duas grandes colunas da fé. Celebramos a festa de duas vocações diferentes que se completam.Pedro é “ a Pedra” “a Rocha”, o fundamento sobre o qual Jesus edifica sua Igreja. Paulo, o apóstolo que de perseguidor se transformou em “Mensageiro de Cristo”.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=548211