Estudando a parábola do semeador.

A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. (Mat 13:19) Os versículos que estudaremos se faz tão atual e necessário hoje como na época em que foi ensinado por Jesus. Sem querer estudá-lo exaustivamente até mesmo porque isto exigiria tempo. O estudaremos em quatro partes, deixaremos de lado a discussões teológicas para ater-nos no significado diretos da mensagem. Então tomaremos como uma advertência aos ouvintes da época e que serve para também para nossa contemporaneidade.

Primeiro temos que entender o que é a semente aqui citada. Á semente, é a palavra do reino ou sua mensagem. Quando falamos da era da graça, isto é, o período da existência da igreja, devemos compreender o evangelho. A mensagem de Cristo, que transforma os corações; a beleza de Cristo, que modifica o ser humano, que regenera o ser humano; essa é a semente.

Primeira situação descrita representa o homem que recebe a semente à beira do caminho: Este é o que foi semeado à beira do caminho. (Mat 13:19). A terra batida, à beira do caminho, simboliza o caráter do indivíduo, sua dureza de coração, sua incapacidade de acolher a mensagem do reino. Este ouvinte tem a mente fechado e o coração endurecido. Existem aqueles em cuja mente a palavra tem tão poucas possibilidades de penetrar como a semente que cai sobre um terreno pisado por muita gente. São muitas as coisas que podem fechar a mente de uma pessoa e que endurecem o coração. O preconceito pode fazer com que uma pessoa fique cego para tudo o que não queira ver e nem sentir. Há pessoas para as quais não se pode ensinar nada porque as vicissitudes da vida criou uma barreira que não se pode derrubar facilmente. Há outras que não sofrerão tristezas ou amargura mas o orgulho grita, alto dentro dela e ela diz: que ao que sabe que precisa acrescentar nada e não precisa conhecer sobre Deus. E outras ainda porque está tão apegada as coisas que a banalidade oferecem que temem conhecer algo novo. Às vezes, um caráter imoral e a forma de vida de uma pessoa podem fechar sua mente. Pode tratar-se de uma verdade que condena aquilo que ele ama, sua forma de vida e as coisas que faz. E mais de uma pessoa se nega a ouvir ou reconhecer a verdade que o condena, porque não há melhor surdo que quem não quer ouvir.

Este é o indivíduo citado aqui Esse tipo de indivíduo há muito que preferiu não dar ouvidos as coisas de Deus, porquanto engordou o coração e todo o seu prazer está nas coisas deste mundo; por isso, não dá valor às coisas de Deus, e, de modo geral, devido à sua negligência para com as coisas espirituais, e sua oposição às mesmas, finalmente sufocou qualquer sensibilidade para com elas. E, assim como a semente, ao cair em solo duro e seco, não tem produção alguma, assim também as palavras de Jesus caem sobre tal pessoa sem realizar coisa alguma. E o resultado é a perda da semente, porque o maligno não demora a interferir. Mas tudo isso é para que conheçamos o nosso coração e não o de outrem. Pois pode ser que estejamos fechados para as coisas de Deus mesmo estando dentro de uma igreja. Porque só ouvimos o que queremos e deixamos de lado aquilo que Deus pede para que façamos.

Então cabe a cada um de nós analisar a si mesmo para saber onde e quando estamos sendo solo seco e infértil no que diz respeito as coisas espirituais e de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 02/12/2015
Código do texto: T5468343
Classificação de conteúdo: seguro