A real promessa de Jesus aos que decidem segui-lo.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. (Joã 14:2,3). Quando lemos estes versículos e o entendemos, a vida se torna algo mais florida e a temeridade da morte se afasta. Aqui Jesus deixa expressado quatro coisas sobre a sua pessoa e sobre o ser Cristão.

1 – Primeiro nos diz sobre a sinceridade de Jesus, quando Ele diz: Se assim não fora, eu vo-lo teria dito.(Joã 14:2). Aqui vemos que Jesus jamais acenou com a bandeira da comodidade para aquele que resolvia segui-lo. Ninguém jamais pode afirmar que Jesus usou de promessas falsas para que o seguissem. Jesus falou com toda franqueza as pessoas sobre o adeus que o cristão deve dar à comodidade: Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. (Luc 9:57,58). Falou-lhes sobre as perseguições, o ódio, os castigos que deveriam suportar: Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios.(Mat 10:16-18). Advertiu-os que para segui-lo era preciso negar a si mesmo e carregar a própria cruz: Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mat 16:24). Mas também é certo que Jesus também falou-lhes sobre a glória final do caminho cristão. Jesus falou para aquele que decidiram segui-lo mesmo diante de todos os infortúnios sobre a glória de uma vida em seu amor. Não foi um líder e não é e nem tão pouco inspira alguém a prometer coisas vazias ou fantasiosa em seu nome. Ele jamais prometeu um caminho fácil; mas prometeu um final glorioso para aquele que o amasse amando o próximo.

2 – Diz-nos sobre a ação percussora de Jesus ante ao reino de Deus. E vemos isto quando Ele diz: Pois vou preparar-vos lugar. (Joã 14:2). Este trecho nos remete ao que foi dito na carta aos Hebreus: onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. (Heb 6:20). E palavra que se destaca aqui é precursor que no grego é: “προδρομος pródromos.” Está segundo os linguistas traz consigo um significado especial no sentido que: No império romano, pródromos era o nome dado as tropas de reconhecimento. Segundo os historiadores era muito difícil aproximar-se do porto de Alexandria. E quando os grandes barcos trigueiros se aproximavam do porto de Alexandria, estes enviavam um pequeno bote piloto para guiá-lo e o nome deste bote piloto era pródromos. Assim podiam as tropas chegarem ao lugar a ser conquistado conhecendo os perigos e atalhos do caminho, e as naus podiam chegarem no porto ilesas. Isso foi o que fez Jesus para nós. Abriu o caminho que leva a céu e a Deus, nos ensinou como devemos caminhar e os perigos que iriamos enfrentar para que pudéssemos chegar no reino de Deus ileso e livres do câncer do pecado.

3 – Diz-nos sobre a gloriosa vitória sobre a morte: voltarei e vos receberei para mim mesmo, (Joã 14:3). Aqui fica uma referência muito clara sobre a Segunda Vinda de Jesus. Este é um ensinamento que se faz raro nos dias de hoje. O que se faz triste e estranho é que pela falta deste ensinamento os Cristãos assumem posições diametralmente da real vida Cristã. E seguem pensando que o melhor de Deus está aqui neste mundo e assim seguem se afundando num materialismo errado e destruidor onde o amor não tem lugar. E outros seguem num fanatismos ode qualquer evento seja da história ou da natureza o levam acreditar que já é a volta, ou seja, ou despreza ou especula demais. O certo que não podemos predizer quando a volta de Jesus acontecerá; mas também é muito certo que não podemos dizer o que não acontecerá. Mas a verdade é que Jesus venceu a morte e nos ensinou como vencê-la através da fé e do amor pratico. É que a história do povo Cristão só se completará com o triunfo da volta de Jesus Cristo. E que todos devemos seguir eliminando do nosso interior tudo aquilo que nos torna inimigos do amor, ou seja, inimigos de Cristo Jesus. Porque o que Jesus prometeu é que o dia de sua vitória dará as boas-vindas a seus amigos. E cabe a cada um decidir amigos de Cristo Jesus ou amigos do mundo.

4 – E finalizando diz-nos sobre a empatia que devemos ter com Jesus: para que, onde eu estou, estejais vós também. (Joã 14:3). Esta é uma verdade muito profunda expressa com a maior simplicidade. Para o cristão, o Céu é o lugar onde está Jesus. Não temos por que especular a respeito de como será o céu. Basta saber que estaremos com Ele para sempre. E para que estejamos com Ele é preciso ter amor como Ele teve e tem por toda a humanidade. Para que estejamos em Cristo é preciso praticar o amor, está é a única cobrança que Jesus faz para nós como podemos ver em: Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guardas, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. (Joã 14:20,21). Quando amamos a alguém de todo nosso coração, a vida começa quando estamos com essa pessoa; só em sua companhia vivemos verdadeiramente. Isso é o que acontece quando nos aproximamos de Cristo. Hoje o nosso relacionar com Ele passa através do ego e seus desejos, porque só o vemos através de um vidro escuro. Como diz o apóstolo Paulo: Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. (1Co 13:12). E quando estivermos com Cristo e em Cristo seremos completos está é a promessa real que Jesus fez aos discípulos e a nós. Vida eterna que quer dizer, estado no qual estaremos sempre com Jesus e nada nos voltará a separar dEle. Vida eterna começa aqui e agora quando nos empenhamos em limpar do nosso interior tudo que no inimiza com Jesus, para que na sua volta Ele nos leve para desfrutar uma vida eterna, que vai muito além de viver para sempre. Vida etera é a vida de Deus em Cristo Jesus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 27/11/2015
Código do texto: T5462204
Classificação de conteúdo: seguro