A INSUSTENTÁVEL FRAGILIDADE DO SER HUMANO - 1 ...


 
Está escrito:

Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Em vez disso, devíeis dizer: Se o SENHOR quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.
Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz nisso está pecando.
(Tiago 4:13–17).

No primeiro texto (dessa série), analisamos três aspectos dessa questão da fragilidade do ser humano:

PRIMEIRO: A Incerteza sobre a qual o ser humano vive (sobrevive ou subvive): semelhante a uma nuvem (que não consegue manter nem mesmo a forma que tinha há poucos momentos, atrás), o ser humano teima em achar que a vida é assim mesmo – por isso não precisa deixar coisas como fumo e álcool que tantos malefícios lhe traz...

O maior problema é saber que muitos outros problemas acontecem em conseqüência do vício de alguém... O ser humano precisa considerar sobre coisas simples como sejas, o fato de que ainda gasta dinheiro na compra dos produtos que poderão causar inúmeros males...

SEGUNDO: DEUS é o centro de tudo – Assim como o pneu da bicicleta que depende de raios que ligam ao centro, o ser humano precisa ter DEUS como o centro de tudo.

O ser humano precisa deixar de fazer de conta que DEUS seria um deus de causas e efeitos a partir do momento que lhe for conveniente por exemplo: Essa questão de Céu ou Inferno, suscita polêmicas sem fim... Mas, o SENHOR JESUS sempre falou com clareza sobre a existência de ambos – faltando apenas o ser humano pensar melhor sobre sua própria fragilidade...

TERCEIRO: O ser humano é falível: A jactância do ser humano é conseqüência de sua desobediência ao SENHOR; portanto dependerá do SENHOR até mesmo quando tudo parece normal ou sob controle.
O ser humano começa a ser falível, as partir do momento em que acha que não seria falível, pois teria como superar sua fragilidade.

CONCLUSÃO: O ser humano desconhece o momento seguinte, em todos seus aspectos... Por isso deverá ser menos pretensioso achando que tudo terminará bem apenas porque ele acha...
Como disse Tiago: Em vez disso, devíeis dizer: Se o SENHOR quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo, evidência de que DEUS é tudo em tudo (Tiago 4:14).
Simplesmente se pode analisar o fato de que o ser humano foi criado por DEUS e, colocado num lugar excelente para CULTIVAR e GUARDAR e, querendo ser igual a DEUS fez opção por desobedecer conforme seus próprios interesses.
Apenas quero esclarecer que CULTIVAR e GUARDAR significa ter e continuar tendo as condições necessárias para viver de forma saudável...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 19/10/2015
Código do texto: T5419747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.