Uma só carne no amor.

Visão Cristão do casamento.

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gên 2:24). Aqui fica definido como se deve ser a união entre os seres humanos no que diz respeito ao casamento. E o que quer dizer uma só carne? Aqui podemos ver cinco itens que formam e firam está união.

1 – A esposa e o Marido devem ser tidos como um só corpo, em uma verdadeira comunhão espiritual e material, onde nenhum tem direitos separados ou independentes, nem privilégios, nem cuidados, nem interesses maiores que o outro: antes, compartilham de tudo, e aqui fica claro compartilham e não dividem. Sendo um só corpo em duas personalidades devem buscar harmonizar os interesses, para que mesmo com visões diferente tenham os mesmos alvos. Aristóteles dizia que a verdadeira união se dá com dois corpos em uma só mente; e esse sentimento aplica-se aqui. Mas para que isto aconteça se faz necessário abnegação, ou seja, deixarmos de lado os caprichos e os desejos de individualidades e quebrar o paradigma que pra ter individualidade é preciso estar sozinho.

2 – Quando se consegue isto, este único corpo está pronto para gerar um novo corpo, e aqui se faz brilhar uma das semelhanças que temos com Deus; o dever e o privilégio que temos de escolher gerar filhos.

3 – E quando se equilibra dois em um, une-se também todo o ser e as almas unidas passam a sentir a emoção do outrem, indo além da união da carne. Está parte vemos mais afloradas nas mulheres que são capazes de intuir o que está acontecendo com o ser amado; não que os homens também não possam possuir tal característica, basta que este se empenhe e a terá.

4 – Aqui cabe uma pergunta, e o que pode tornar isto possível (Dois em um)? E a resposta está no amor, ou seja, num mesclar de todos os aspectos do amor: O amor eros é o início, pois ele nasce no contemplar da beleza; no desejo de ter estar sempre ao lado do ser que estamos apaixonado. E do amor eros, se evolui para o amor phileo amor intimidade amor de amigo, amor carinho. O amor phileo caminha para o a storge, o amor familiar onde a família é o bem maior. E no amor família damos inicio ao amor agape o amor doador o amor vontade. E nesta linda mescla de amores é que se faz plena a criação de Deus Pai.

5 – Mas há algo de vital importância para que a união de dois corpos possam cumprir a sua real meta. É necessário que se abra espaço para uma terceira pessoa: “O Espírito Santo de Deus.” Porque somente o guiar transformador e ajudador do Espírito Santo, pode cimentar a união de um casal tornando-os dois em um, ou seja, uma só carne.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 05/10/2015
Reeditado em 05/10/2015
Código do texto: T5405134
Classificação de conteúdo: seguro