Bíblia Palavra de Deus

Bíblia, Palavra de Deus, livro escrito por mãos humanas inspirada por Deus.

Quando nos deparamos defronte ela e começamos a ler os textos, certamente, podemos sentir algo mexer dentro de nós, sentimos que as palavras nela contida tem um poder de provocar incomodações, abala nossas estruturas humanas, tem uma força viva enfim, ela é viva.

Podemos ver em seus livros um pouco de tudo, vemos um povo que levanta, que cai, que erra, que arrepende e volta aos caminhos corretos. Podemos, ver nações que se levantam e caem. Povo que vive sempre procurando a seu modo vivenciar a Fé. No entanto, vemos também que mesmo diante a fragilidade deste povo, Deus nunca desanima, procurando sempre mostrar através das correções levantar o seu povo para o projeto que se realiza em Jesus.

Na bíblia podemos ler em alguns livros a Sabedoria de Deus, textos escritos feitos centenas de anos antes de Jesus que se encaixam à realidade de hoje. Podemos perceber que o povo de Deus ainda são aqueles que mais provocam a divisão, a separação, a discórdia, e são aqueles que promovem a morte entre os seus. Um povo de cabeça dura. Com tudo isto, apesar de tudo, Deus não desanima ou arrepende de sua criação.

Na bíblia podemos encontrar a fonte onde gera a vida, tirar de todos os acontecimentos mensagens salvíficas onde podemos contextualizar ao nosso tempo. Ela sem duvida é o manual o qual todos devemos estar sempre atentos, pois, é nosso alimento que nos abastece, aponta direções, caminhos, referencias para que possamos nos orientar quando encontramos em encruzilhadas o qual precisamos tomar atitudes, encontrar respostas.

O grande perigo em não entende-la acontece quando procuramos encontrar respostas estritamente humanas, lemos tentando extrair respostas buscando desacreditar verdades nela existente. Quando se age desta forma, certamente, leva aquele que agem assim uma enorme confusão devido a racionalidade da leitura e a própria ação do mal que deturpa todas as palavras.

Outra situação que deve estar atenta é de como buscar respostas através da Palavra Sagrada. Penso que antes de uma leitura é fundamental uma oração pessoal, pedir discernimento somente então ler. Quando estamos ao encontro de uma resposta temos que primeiramente saber que a interpretação será nos dada pela Ação do Espirito Santo, na verdade é Ele que nos revela a Palavra escrita, de acordo com nossa necessidade.

Porém, quando usamos da Palavra para evangelização, é necessário que tenhamos um conhecimento sobre o texto, contexto enfim, temos um conhecimento teológico para que possamos passar a mensagem de modo que a assembléia não seja enganada ou tenha uma interpretação equivocada. Uma coisa é ler a bíblia buscando uma resposta pessoal, outra é usa-la para evangelizar outros.

Como podemos observar a bíblia é uma biblioteca onde reúne vários livros, escritos em vários contextos, por diversas sociedades e anos diferentes. Há livros dedicados a determinados autores que na realidade foram escritos por outros que eram seu discípulos, há livros dedicados a uma pessoa que no entanto foi escrito por uma sociedade. Por exemplo, o livro de Isaias, embora dedicado toda a ele, se diz que partes dele foi escrito por um de seus discípulos, como também cartas de Paulo, algumas que embora dedicado a ele foram outros que escreveram. Por estes motivos que devemos sempre procurar pessoas que conhecem bem sobre a bíblia, que tenha estudos profundo sobre os textos, para que possam nos orientar., quando encontramos duvidas e não a partir de uma interpretação pessoal querer desacreditar uma igreja.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 25/09/2005
Código do texto: T53802