Comentário da Liturgia 6ª feira               
       da 11ª Semana do Tempo Comum

                 (IICor 11, 18.21-30; Sl 33(34); Mt 6, 19-23)

 

No evangelho de hoje o Senhor explica o que é o tesouro da terra e do céu. Deus mostra que tudo que temos deve ser consagrado por que colocamos nosso coração no nosso tesouro. Na Bíblia  o coração é o lugar de decisão, do mais íntimo encontro com Deus. Deus é o centro da nossa vida e todas as ações devem ser voltadas para ele. Será que nosso coração está em Deus? Não é possível servir a riqueza e a Deus. É preciso decidir a quem queremos seguir, a quem queremos servir. Deus nos conduz, isto é fundamental. Onde está o sentido último da  nossa vida?O que nos move e nos faz ir em frente? As coisas materiais? Ou Deus? Cada um ama aquilo que valoriza. E onde está o que amamos e o que mais nos interessa aí está nosso coração. Jesus não  condena a riqueza, o que ele alerta é que Deus esteja  em 1º lugar, seja o centro da nossa vida.Vejamos na 1ª leitura São Paulo dizer que sua confiança  está em Deus. Ele fala das dificuldades e nos diz que devemos ter nossa vida orientada para Deus, devemos buscar forças nele para caminhar e segui-Lo. Ele nos afirma que quando temos um sentido para a vida, ela tem rumo e somos felizes como é a vontade de Deus, pois como diz o refrão do salmo 33“o Senhor liberta os justos de todas as angústias”. A luz na escuridão indica o caminho certo, o rumo que devemos seguir. Os olhos apontam ao corpo o rumo seguro a seguir. Se a avista  for falha ou cega, o corpo erra o caminho. Nossa consciência, luz da nossa existência, deve ser sadia e correta para que nossa vida também seja.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=536515