Para que tenham paz em mim, disse Jesus.

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Joã 16:33). Aqui neste versículo vemos Jesus deixar firmado a sua presença na vida daquele que caminha servindo em amor e verdade. No versículo anterior vemos Jesus dizer que ficaria só, porque aqueles que estavam próximo o abandonariam, mas também vemos ele afirmar que jamais sentiria a solidão porque o Pai estaria com Ele. Vemos nesta passagem uma majestosa verdade embora Ele tivesse sido abandonado por todos, Ele não estava entregue à solidão porque o amor do Pai estava com ele. E nisto estava alicerçado o grande segredo da serenidade de Jesus que mesmo diante de tão grande sofrimento Ele estava bem. Possivelmente este é o aspecto mais extraordinário da personalidade de Jesus Cristo, Ele Conhecia a debilidade dos homens, sabia que fracassavam, sabia que o abandonariam na hora de maior necessidade e, apesar de tudo, os amava e continuava a servi-los em amor e verdade. E o mais maravilhoso que se faz aqui é que continuava confiando neles.

E aqui vemos quão contraditório somos, dizemos que cremos em Cristo, que amamos a Cristo e que nEle confiamos, mas somos levados de um lado para outro pela nossa desconfiança e mal fadada intranquilidade, deixando que a agitação do momento tire a nossa paz e ofusque a nossa fé. E isto acontece porque na maioria das vezes construímos a nossa segurança no solo arenoso da materialidade. As coisas que deveriam serem secundárias em nossas vidas se tornam primárias. É comum queremos receber mais do que damos, ou seja, saímos pela vida querendo ser amado, quando nem se quer amamos; queremos receber gratidão pelo bem que fazemos, quando somos ingratos porque deixamos de agradecer a Deus pela capacidade que Ele nos deu para praticar este bem. Queremos ser felizes quando na realidade não nos importamos com a felicidade alheia. E então caímos por terra levando uma vida de amarguras e cheia da sede de vingança. E aqui cabe dizer que ser Cristão e ir além de um religiosismo, ser Cristão é ser discípulos de Cristo Jesus e discípulos obedece a ordem do mestre e a ordem do nosso Senhor e mestre sempre foi: Amai, Fazei, praticai e seja servo é isto que vemos quando lemos estes versículos, (Luc 6:31 Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.;Joã 13:15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. ; Joã 13:34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.: E quando agimos em obediência entramos na atmosfera do amor de Cristo Jesus e a Paz que excede a todo entendimento se fará em nós.

E ao caminharmos com Cristo e em Cristo, começamos a entender a natureza da paz que advém de Deus. É um tipo de paz que não está alicerçada na calmaria das circunstâncias e nem em nosso bem-estar físico. É um tipo de paz que vem da transformação que o praticar do amor faz nascer em nós. Porque o praticar do amor nos coloca em um íntimo relacionamento com Cristo e este íntimo relacionar transforma o nosso íntimo. E seremos como soldados que e meio a auge da batalha mantém-se calmo, mesmo que em sua volta a guerra cause um caos o seu interior estará bem porque foi treinado. E sendo assim quando alguém nos perguntar se estamos bem; responderemos que sim, mesmo que a dor se faça presente, e as tribulações digam que não. E o faremos não por hipocrisia, mas sim porque estamos bem na paz de Cristo Jesus.

E Jesus finda o versículo dizendo: mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. A palavra usada para bom ânimo também pode ser traduzida por coragem “θαρσεω tharseo” A coragem é o dom de Jesus, e, é está coragem firmana na obediência em amor e verdade que o levou a grande conquista da vida que vence a morte. Sabemos que em muito pouco tempo se demonstraria algo irrefutável aos discípulos. Veriam que o mundo podia fazer todo o mal de que era capaz a Jesus e, apesar disso, não conseguiria vencê-lo. Veriam o mundo fazendo o pior possível na crucificação; veriam que Jesus seria invencível quando ressuscitasse. E parafraseando o que Jesus disse fica assim: "O triunfo que obterei também pode ser o de vocês. O mundo me fez o pior e saí vitorioso. Ou seja, o mundo pode fazer com vocês o pior e vocês também podem triunfar. Vocês também podem possuir a coragem e a conquista da cruz, que deu e que dará vida além da morte".

O que aprendemos com isto? Aprendemos que o verdadeiro Cristão firma-se, no que eu posso fazer a outrem e não no os outros podem fazer por mim. Que a paz de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 29/08/2015
Código do texto: T5363419
Classificação de conteúdo: seguro