"MUDANÇA DE MENTE"
"E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele, e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado.
Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer.
Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?" (Marcos 6:34-37)
Nessa passagem vemos a primeira multiplicação de pães e peixes, Jesus e seus discípulos haviam atravessado o mar da Galileia para descansarem em um lugar deserto, pois tinham voltado cansados do do evangelismo que Jesus os havia enviado.
Seus discípulos pediram que Ele dispersasse a multidão para que pudessem comer ao que Jesus os surpreendeu dizendo-lhes que eles mesmos dessem de comer àquela multidão.
Seus discípulos pensaram que Jesus estava brincando, pois eram cinco mil homens fora mulheres e crianças, as quais na época, não eram contabilizadas; porém Jesus estava falando sério, Ele os incumbiu de alimentarem a multidão no meio do nada, sem nenhum comércio próximo, onde eles iriam encontrar alimento suficiente para matar a fome daquela multidão faminta?
Um dos discípulos calculou e disse que mesmo que achassem onde comprar alimento, não teriam dinheiro suficiente para fazê-lo, fez o calculo em torno de duzentos dinheiros, sua mente estava presa ao mundo natural cheio de regras e leis onde o que valia era o que podia ser visto e tocado.
Um discípulo, encontra em meio a multidão, um menino com cinco pães e dois peixinhos e diz a Jesus, mas pensa consigo o que era aquela quantidade para alimentar tantas pessoas?
Porém o que mais me chama atenção no meio disso tudo é que aquele menino que forneceu o material para que o milagre acontecesse, não fora nem mesmo contado em meio a multidão. Isso nos mostra como Deus faz questão de usar pessoas que foram desprezadas e esquecidas, pessoas que aos olhos humanos não tem valor, mas as quais o Senhor usa para promover milagres e como vasos de honra para abençoar àqueles que não lhes deram valor.
O Senhor levanta aqueles pães e peixes aos céus, porém o milagre acontece nas mãos dos discípulos; quando Jesus lhes falou dá-lhes de comer, Ele já sabia que isso aconteceria, não era apenas uma expressão, uma palavra ao vento.
Algum tempo depois o milagre da multiplicação torna a acontecer, dessa vez são sete pães e alguns peixes, a quantidade de alimento era maior e a multidão era menor e sobraram menos cestos, com isso Jesus desafia a lógica, a matemática de Deus é e sempre será contrária a matemática dos homens, as contas nunca vão bater.
Jesus nos ensina que não há limites de recursos para que Ele possa atender as necessidades de seus filhos. Ele sempre quebra regras e paradigmas, suas contas nunca irão bater com as nossas e para entendê-las temos que passar por uma verdadeira mudança de pensamentos, uma verdadeira "Metanoia".
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."
(Isaías 55:8-9)
Precisamos mudar nosso modo de pensar e de ver as coisas, não podemos continuar enxergando apenas com nossos olhos carnais, mas temos que começar a ver o sobrenatural de Deus acontecendo. Temos que alcançar a "Metanoia" que significa: "Meta" (alem de), (acima de) e "Noia" (mente ou razão). Isso quer dizer a expansão da consciência, a transcendência da mente, a capacidade de ver além da superfície, perceber além das possibilidades, ver além das aparências.
Jesus incentivava seus discípulos a viverem o sobrenatural, a viverem pela fé e não segundo a vista.
Para seguirmos Jesus temos que lançar nosso olhar acima das circunstâncias, lançar-nos numa realidade além das contingências que se apresentam e crer no incrível, pois servimos ao Deus do impossível.
Para conseguirmos mudar o mundo temos que primeiro mudar a nós mesmos, pois antes do Senhor trabalhar através de nós, Ele primeiro trabalha em nós.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
Essa passagem nos mostra que devemos sair do nosso conformismo e comodismo, sair da forma na qual a sociedade, a família ou a religião nos impõe através da qual tentam nos engessar, manipular e enquadrar, sem direito a refletir, a olhar o horizonte e ver além.
Não podemos permanecer na cegueira espiritual , mas devemos ir além das possibilidades, crer nAquele que nos disse que Tudo é possível ao que crê, devemos andar por fé não por vista.