FALSO TESTEMUNHO
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Êxodo 20:16
Muitas vezes presenciamos ou somos vítimas de calúnias, creio que ainda pior que a calúnia ou o falso testemunho contra o próximo, é quando o fazemos contra nós mesmos, pois neste caso, é como se tentássemos mentir para DEUS.
É possível que você esteja lendo e pensando “Do que ele está falando?”. Falo de quando tentamos ser ou mostrar o que não somos, dizemos coisas que não fazemos. De repente você irá dizer “Mas eu nunca faço isso...”, vamos analisar nossos atos, teoria e prática...
Você já analisou o significado das palavras quando canta, principalmente quando se trata de música religiosa? O louvor é também uma forma de oração, de falarmos com DEUS, pode ser usado também para evangelizar, levar a palavra de DEUS a outras pessoas, mas para que nosso louvor seja sincero, e possamos obedecer o Salmo 150, é preciso que a gente viva o que canta...
De que adianta cantarmos “Quero voltar ao início de tudo/Encontrar-me Contigo, Senhor/Quero rever meus conceitos e valores/Eu quero reconstruir” (Primeiro Amor/Rebanhão), se na verdade, o nosso desejo é continuar vivendo da mesma forma, cultivando os mesmo pecados dos quais não nos arrependemos, ignorando as necessidades do nosso semelhante...
Ou então, nós cantamos “Geração de adoradores queremos ser/Sacerdócio santo pra te oferecer/O perfeito louvor e em nossas vidas/Fluir o teu querer...” (Geração de Adoradores/não sei quem é intérprete ou autor), quando a nossa intenção é mostrar o quanto cantamos bonito, ou nosso talento enquanto virtuoses no domínio do instrumento, nossas orações bonitas são para impressionar quem está ao nosso lado, precisamos saber que o perfeito louvor começa em nosso coração, antes de abrirmos a boa e/ou encostarmos no instrumento.
Nossa prática é um testemunho muito mais forte que as nossas palavras, por isso não adianta falarmos do amor ao próximo (Marcos 12.31) e só enxergarmos a nós e a quem nos convém, a pessoa que está ao nosso lado no ônibus não é o próximo? O atendente na lanchonete da esquina não é o nosso próximo? Aquela moça que acidentalmente pisou no nosso dedo machucado usando aquele salto fininho, não pode ser considerada a próxima? Ou o próximo é apenas o nosso irmão, nosso amigo, aquele que freqüenta a nossa casa...? Como podemos amar a DEUS se somos incapazes de amar o nosso semelhante (I João 4.20)?
No direito, o indivíduo não é obrigado a produzir prova contra si mesmo, mas isso não significa que podemos forjar uma santidade que não temos, precisamos realmente viver o que pregamos e cantamos. Nossa oração deve sincera, com palavras verdadeiras de nossos corações, não uma coleção de vocábulos tiradas de um dicionário para impressionar o ouvinte.
Estou tentando corrigir meus passos e andar conforme JESUS nos ensinou, espero mostrar um bom testemunho até sem abrir a minha boca. E você, como pretende viver?