O vivenciar do amor é maneira mais elevada de conhecermos a Deus.

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (1Jo 4:7). Aqui vemos João nos ensinar o que é preciso fazer ou praticar para que conheçamos a Deus. Ele começa chamando o leitor de “amados”, segundo os historiadores este era um tratamento conferido aos membros de uma família e neste caso da família divina. E aqui mais uma vez entendemos que nós fomos chamados para pertencer a uma família a família de Deus. Família está que tem como dever ser exemplo de amor para o mundo. Fomos aceitos no amado como vemos na carta ao efésios: para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. (Efs 1:6). E também entendemos que aquele que foi chamado para o amor e se alimenta do amor tem como característica ser amoroso. Pois é bem verdade que aquele que aceitou pertencer a Cristo e não pratica o amor este ainda não se converteu. Pode até ser crente, mas ainda não é Cristão. Porque ser Cristão está muitos mais em ser discípulo de Cristo, e ser discípulo e praticar o que Mestre pratica e praticou; e neste caso Jesus em sua vida aqui na terra viveu para praticar o amor, e agora no reino dos céus Ele nos auxilia a praticá-lo, do que ser religioso. Então entendemos que ser Cristão não é somente ser religioso, mas sim ser seguidores de Cristo Jesus.

E seguindo este raciocínio entendemos que o amor é prova de espiritualidade, pois a espiritualidade não está no semblante sério, não está no modo de andar nem no modo de falar ou de agir, mas sim está no ato de praticar e vivenciar o amor. O amor é muito mais que um dom ele é uma virtude do espírito. O amor é o solo fértil onde o Espirito Santo faz frutificar o seu fruto: Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gál 5:22,23). Sem o amor é impossível haver um novo nascimento, a pessoa que se diz Cristão e ainda vive de praticar atos egoístas, ainda ama o dinheiro e não é capaz de dar de si mesmo por alguém, é fato, que este ainda não nasceu de novo.

Quando João diz: pois o amor procede de Deus. (1Jo 4:7 B). Declara algo de um a profundidade imensurável. Esta frase nos diz que todo amor que há no universo provém de Deus Pai. Aristóteles dizia que deus controlava tudo no que era amado sem ter contato com o mundo ou o ser humano. Para ele deus só podia contemplar a si mesmo porque estava longe da pequenez do ser humano. Para outras crenças deístas deus era um ser que jamais podia ter sentimentos humanos como amor. Mas Jesus Cristo demonstrou de forma vívida e vivida, que Deus não só ama, mas que também todo amor provém dEle, ou seja, Deus é a fonte de todo amor. E sendo a fonte do amor nós só podemos conhecê-lo em sua plenitude se buscarmos com todo intento praticar o amor aqui e agora.

E caminhando para o fim do versículo vemos: Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (1Jo 4:7 c). Na primeira parte vemos que aquele ama é nascido de Deus, ou seja, filho, e todo filho carrega consigo o DNA do pai, e no DNA de Deus está o amor. O amor nos torna comum com Deus nos levando a um íntimo relacionar, onde as nossas orações serão ouvidas, onde jamais o mal poderá nos atingir. Mas se continuamos a caminhar de mãos dadas com as obras da carne: Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gál 5:19-21). Este viver nos colocará a merce do mal. Mas quando optamos por viver e servir em amor e verdade, tornamo-nos coparticipante da vida de Deus. A saber a vida de Deus começa aqui na terra expressa no amor que praticamos e nos acompanhará até e eternidade em Cristo Jesus.

E findando o comentário deste versículo vemos João pronunciar: “e conhece a Deus”, nas páginas do Antigo Testamento vemos que conhecer a Deus estava sob a sujeição de seguir os mandamentos, sendo algo moral, ou seja, se seguimos seus mandamentos e o obedecemos estaremos próximos de Deus. E com o decorrer do tempo o ser humano multiplicou estes mandamentos tornando algo pesado e quase impossível de se atingir. Mas Jesus nos fez conhecer o Pai através do Filho: Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus. (Joã 1:18). E Ele fez isto através de uma representação vívida do amor na terra. E Ele fez isto para que nos transformássemos em uma imagem viva do filho como discípulos no amor. E quando de, momento a momento aos poucos vamos assumindo a natureza de Cristo vamos conhecendo cada vez mais a Deus, e aqui fica grafada a maneira mais elevada de conhecermos a Deus. Quando vivenciamos o amor conhecemos a Deus começamos a contemplar a vida e vida que se estenderá até a eternidade no amor que é Deus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/08/2015
Reeditado em 17/08/2015
Código do texto: T5349305
Classificação de conteúdo: seguro