Gamaliel e Bereano em: Como Seria?

B: Mestre Gamaliel!

G: Pois não meu rapaz!

B: Como seria se Jesus Cristo tivesse feito a vontade dos homens e defendesse os judeus?

G: Como assim meu rapaz?

B: A Palestina nessa época não estava sob o domínio dos romanos?

G: Sim, estava.

B: Nesse caso os judeus estavam sendo oprimido e humilhado pelos romanos. Não é verdade?

G: Sim

B: Quando Jesus foi preso, Simão Pedro um dos seus discípulos, para defendê-lo puxou a espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote Malco.

G: É verdade.

B: E o que Jesus fez nesse momento: ele aprovou a iniciativa do discípulo ou não?

G: Claro que não!

B: É eu sei. Jesus disse: Deixai-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou.

G: Então se você sabe toda a historia, aonde você quer chegar quando me perguntou como seria se Jesus tivesse defendido os judeus?

B: É que logo em seguida ele falou algo muito interessante.

G: O que foi que ele falou que te chamou tanto atenção?

B: Ele disse o seguinte: Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mestre uma legião é composta por quantas pessoas?

G: No tempo de César correspondia a seis mil homens.

B: Jesus falou em mais de doze legiões. Agora multiplique doze vezes seis mil pra ver quantos anjos dariam. E têm mais todos imortais. Tadinho do império romano ia virar cinzas.

G: Sim e depois que houvesse essa carnificina como é que iria ficar?

B: Jesus ia ser idolatrado por todos.

G: Me responda meu rapaz: O que acabou com os impérios egípcio, babilônico, assírio, romano e outros tantos impérios que tenham existido menores iguais ou maiores que esses?

B: Com certeza seus inimigos.

G: Não. O que levou a cabo esses impérios foi a morte, e foi ela que também levou a cabo os inimigos desses impérios. Preste atenção numa coisa: Enquanto existir a morte, não existe final feliz, porque a morte é uma questão de tempo. Cadê os impérios e os inimigos desses impérios? O vento levou como leva as flores que floresce no campo.

B: O que isso tem a ver com o que estou imaginando?

G: tudo!

B: Como assim tudo?

G: Vamos supor que tivesse acontecido o que você imaginou. Jesus chamaria os anjos e destruiria o império romano. Certo! Jesus seria adorado e idolatrado por tê-los libertado da escravidão humana e não do pecado.

B: Não entendi bom mestre!

G: O que tornou a morte comum a todos os homens foi o pecado. Jesus iria reinar numa nação de pecadores mortais. E teria que usar a força de tempos em tempos contra os novos inimigos que se levantariam contra eles.

B: Pois é mestre. Mais quem poderia contra eles?

G: A morte!

B: Como assim?

G: Jesus por ser eterno iria reinar sobre varias gerações sem resolver o problema da morte do homem. E tem mais um povo tão pecador quanto os que os anjos matariam para defendê-los.

B: Mestre mais o povo escolhido são especiais merecia essa proteção.

G: Isso é o que você pensa, veja o que está escrito em Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. E outra você acha que a nação de Israel recebeu a terra de Canaã por merito?

B: Sim, claro que foi.

G: Não é bem assim não meu rapaz! Veja o que Moisés falou pra eles em Dt 9:6 Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR teu Deus te dá esta boa terra para possuí-la, pois tu és povo obstinado.

B: Essa eu não sabia mestre.

G: Nessa sua tese, Cristo ficaria sempre na terra nunca partiria.

B: E teria coisa melhor que essa?

G: Com certeza! Veja o que Jesus disse para Nocodemos principe dos judeus e mestre de Israel:Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

B: Mas o reino de Deus é justamente o que eu estou falando, Cristo defendendo o seu povo aqui na terra.

G: Então me explique o que está escrito em Jo 13:1-3 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

B: É exatamente isso! Ele viria buscar os que os anjos defendessem.

G: Maisvocê disse que ele reinaria aqui. E pela sua tese Jesus não precisaria pagar a nossa divida.

B: Que divida bom mestre?

G: A que só Ele podia pagar.

B: Me explique isso ai bom mestre.

G: O que foi que João disse quando viu Jesus vindo para ele?

B: Não sei bom mestre.

G: Ele disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

B: Sim, e daí!

G: A divida foi contraida no Jardim do Éden.

B: Como é que foi isso?

G: Em Gn 2:16-17 diz: E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

B: E o homem desobedeceu a Deus?

G: sim

B: E qual foi a consequência?

G: Podemos ver qual foi em Gn 3:19 que diz: No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

B: O que eu tenho haver com isso, foi Adão que errou e não eu.

G: Há é! Então veja o que está escrito em 1Co 15:21-22 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

B: É por isso que Ele é o Cordeiro de Deus?

G: Sim, e veja o que está escrito em Co 1:12-14 Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.

B: Pela minha tese Ele jamais pagaria pelos nossos pecados.

G: Pois é! Ainda bem que você entendeu. O Verbo que se fez carne e habitou entre nós veio fazer a vontade de Deus.

B: Mestre, mas qual é a vontade de Deus?

G: Em Jo 6:40 diz: Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

B: Ressuscitar para viver onde e como?

G: Em Ap 21:1-4 te responde. Veja o que diz: E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

B: Mestre me perdoe eu estava enganado com a minha tese.

G: Ta perdoado meu rapaz. Mas lembre-se: Jesus é o pão da vida. Em Jo 6:58 ele diz: Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.

B: Amem!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 02/08/2015
Código do texto: T5332341
Classificação de conteúdo: seguro