O barraco da viúva Palavra do homem pela ação de Deus a favor dos pobre...
REFLEXÃO DIÁRIA: 30 DE JULHO DE 2015
O barraco da viúva dona Mariana estava precisando de alguns reparos. Havia telhas quebradas causando goteiras, madeiramento estragado ameaçando cair. E outros problemas de casa velha.
Era preciso retirar as telhas, trocar os caibros e ripas apodrecidos e repregar tudo.
O grupo de homens, quase todos vicentinos, reuniu-se logo cedinho para iniciar o trabalho. Puseram para fora os trastes de cozinha, o catre, os colchões, o caixote grande que servia de armário e guarda-roupa, os banquinhos e outros badulaques.
Enquanto os homens serravam e batiam pregos, as mulheres varriam, limpavam, remexiam os colchões e preparavam o café para os homens.
À tardezinha o conserto estava pronto. O material usado na reforma tinha sido ofertado gratuitamente. A mão de obra também. Dona Mariana pagou tudo com comovido: “Deus lhes pague”. Os vicentinos voltaram para suas casas, alegres por term prestado um serviço. Pareciam ter feito a coisa mais natural do mundo. Pareciam ter trabalhado em sua própria casa.
Palavra de Deus
Irmãos, nós vos damos a conhecer a graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. Em meio às múltiplas tribulações que as puseram à prova, a sua copiosa alegria e a sua pobreza extrema transbordaram em tesouros de liberalidade.
Dou testemunho de que, segundo os seus meios e para além dos seus meios, com toda a espontaneidade e com viva insistência, nos rogaram a graça de tomar parte nesse serviço em proveito dos santos. Ultrapassando mesmo as nossas esperanças, deram-se primeiro ao Senhor, depois a nós pela vontade de Deus… Quando existe boa vontade, somos bem aceitos com os recursos que temos; pouco importa o que não temos… O que para nós sobeja, vau suprir a falta deles…. (2Cor 8,1-5.12.14)