TIPOS DE CRISTÃOS- PEDRO O APÓSTOLO-TEMPERAMENTAL-



Pedro,modesto pescador, era natural de Btsaida que significa "cidades dos dos pescadores",trabalhava com seu pai,Jonas ou João,na Galiléia,morava em Cafarnaum e foi às margens do Mar da Galiléia,que Pedro recebeu do Nazareno o convite transformador e irresistível, imediatamente aceito.Segundo o testemunho de João,vide (Jo 1.35) quando João Batista viu Jesus passando,disse aos seus seguidores "Eis o Cordeiro de Deus".Ao ouvir tal apresentação,André,sentiu-se fascinado pela personalidade do Nazareno,e resolveu chamar seu irmão cujo nome era Simão(depois Pedro) dizendo-lhe,com vulgar entusiasmo"achamos o Messias,o Cristo!".
Foi quando Jesus, olhando para Simão,disse-lhe com ênfase:
Tú és Simão,filho de João,mas de agora em diante teu nome será Cefas que quer dizer Pedro.
De imediato, largou suas redes e os barcos, ingressando no colégio apostólico,Pedro tornou-se um dos mais proeminentes discípulos do Senhor Jesus. Ei-lo encabeçando, na qualidade de líder que era, integrado, ao lado de Tiago e de João, o círculo mais íntimo dos discípulos de Cristo, vamos encontrar Pedro participando dos mais assinalados momentos do ministério público do Mestre.Homem simples,sem sutilezas,nem rodeios,observador astuto,leal e corajoso,Pedro não esconde qualidade de seu caráter,na espontaneidade de suas declarações notáveis.
Pedro e seus amigos pescavam,de repente mudou o tempo , mas o Poerososo Senhor os observava, e nos obser a e nos acompanha,para nois proteger e valer ,na hora exata.Foi quando os pescadores incsuvie Pedsro olhou para a as águas escuras.viram o Mestre andando sobre o mar revolto.Apavorados,pensavam era um fantasma.Mas,Jesus identifica-se comunIcando-lhes esperança, e coragem.
Pedro o “falador”,assustado,diz ao Senhor,desafiadoramente:” Se é o Senhor que está ai,mande-me andar em cima das águas até onde o Senhor está...”, quando Jesus lhe deu a ordem que fosse, conforme seu pedido, andando sobre as ondas,Pedro sentiu-se realizado.Havia desafiado Jesus,quase um atrevimento.

Diz-nos Mateus que houve um momento em que Pedro preocupou-se com a fúria dos ventos e começou a afundar..... Desperadamente clamou ao Senhor que o livrasse, que o socorresse .

A ajuda não fez tardar. O mestre estendeu a mão poderosa e Forte,amparou-o,. e lhe disse plangentemente :
Pedro como sua fé é pequena! Porque você duvidou?


Pedro era crente do Senhor , conhecemos muitos crentes adeptos desse comportamento,na presença de Deus,para eles, tudo é terrível. Crentes que vivem fazendo barganhas, permutas com Deus, que querem levar vantagem em tudo, em todas as coisas. E assim vão vivendo,mas, como dão trabalho esses “Pedros”,em nosso meio,em nossa cidade em nossas comunidades.

Quantos” Pedros” se escondem na capa ” do crente “ do “evangélico”, nós conhecemos, pelos meios de comunicação de massa, nem precisamos declinar nomes de pessoas ou seitas das mais variadas doutrinas,que auto se intitulam “líderes´” ,de incontáveis seitas, igrejas,congregações,que se proliferam como praga, mas, que não agem como o verdadeiro Pedro.
Pedro, negou a Jesus por muitas vezes, seu caráter temperamental, audacioso, impertinente e incrédulo,um dia ,foi tocado e ergueu-se, para ser o gigante do pentecostes,quando 3.000 almas receberam o Salvador,num determinado momento, foi um forte diante do inimigo de Deus,Satanáz,dizendo,arrebatadoramente “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”.
Pedro Deixou duas epístolas, ambas é destacada a verdadeira Graça de Deus,na qual os cristãos são exortados,se permaneceram firmes e inabalados, em ambas, ele enfatiza a fase apostólica que repousa no crescimento da vida cristã,daqueles a quem são destinadas conclui exortando ;”Antes,crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” A ele seja a glória,tanto agora como no dia eterno” IIPedro 3:18-
´É o loquaz, é o falador, “Pedro”,quanto tantos se escondem no manto do silêncio e da sutileza.É ele que profere, à pergunta célere de Jesus ”Tu és o Cristo ,o filho do Deus vivo”, e foi para ele que o Mestre dedicou as palavras proféticas,registradas em Mateus 16.18:”Tu é Pedro,e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja,e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”,ou você é o clone mal acabado dos “Pedros”,que andam aqui ou acolá!!.
A igreja do Senhor Jesus seria edificada na rocha, que a declaração de Pedro destacava , proclamadora da divindade de Cristo,Senhor fundamento e esperança daquela que seria coluna da verdade imbatível,ao longo dos séculos.
Embora não haja base nas Escrituras Sagradas, a tradição informa que Pedro,durante muitos anos,viveu em Roma,e que veio a falecer nos últimos anos do reinado de Nero(67 ou 68 DC).
Refere-se Orígenes,repetido por Eusébio e por Jerônimo,que Pedro,condenando à morte de cruz, pediu que o crucificassem de cabeça para baixo,por não se julgar digno de morrer como o Mestre.
Assim, Pedro foi fiel à missão que recebeu do próprio Cristo, vivendo a maravilhosa experiência daquele dia em que tantos se escandalizaram das palavras do Messias, que soavam como discurso insuportável, foi quando Pedro, corajosamente declarou:”Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”.João 6.6.
Queremos em nome de Jesus ser e vi ver como o verdadeiro Pedro não o antigo “Simão” hoje temos que ser o “Cefas” Pedro o apóstolo, onde o Mestre dedicou as palavras proféticas, registradas em Mateus 16.18:”Tu é Pedro,e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja,e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Edson Pereira Ramanauskas(PÍLULAS HOMEOTÁTICAS)

quer uma meditação diária vá no site:

http://www.ramanauskas.adv.br/palavrasdoceu/index.htm

se prefeir meditação diária por email ou oração intercessória


palavrasdoceu@ramanauskas.adv.br