AS dez características do relacionar Cristão (Parte 2).

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sedes pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; (Rom 12:9-13) Aqui neste versículos o apóstolo Paulo nos apresenta dez característica que devem fazer parte da vida de um Cristão como foi dito este estudo está sendo divido em três partes. Desta feita estudaremos mais três das dez características: Prioridade na honra ao próximo, ser rápido no cuidar e manter o espírito acesos em nós.

1 – Devemos dar aos outros, prioridade na honra. A maioria dos problemas que surgem nos lares, nas Igrejas e nas instituições têm que ver com direitos e privilégios, cargos e prestígio. Nos lares é muito comum vermos pessoas discutindo pessoas, invés de buscar a solução para o problema. Isto ocorre porque um acha que tem o direito de mandar e o outro acha que não deve obedecer, quando na realidade deveriam olhar para solução do aparente problema. Nas igrejas ou instituições é comum vermos alguém chateado porque não recebeu seu cargo ou o elogio pelo ato que fez; alguém triste porque foi menosprezado ou não recebeu agradecimento; alguém com ciúmes porque não recebeu um lugar na plataforma mais proeminente que o outro. E então começa-se a divisão e uma igreja ou instituição dividida tende ao fracasso. O que o apóstolo Paulo mostra aqui é que a marca do verdadeiro Cristão foi e sempre será a sua humildade. A marca do verdadeiro Cristão está na capacidade de ser feliz com o progresso e a prosperidade de outrem mesmo que tenhamos sido o degrau deste progresso ou a da prosperidade. Não é, e nem será fácil dar aprioridade aos outros nas honras se o nosso ego for do tamanho de um grão de arroz, mas se firmarmos no Espírito e buscar a eliminação deste ego, dar honra ao próximo tornasse-a algo tão comum como respirar. Quando temos Jesus como nosso alvo entendemos que ser Cristão tem mais a ver com deveres, do que com o embate por direitos.

2 – Não devemos ser preguiçosos no cuidar do próximo, antes devemos ser ágeis e pronto para atender com zelo a suas necessidades em amor e verdade. Na vida Cristã não há lugar para letargia ou morosidade, o Cristão deve ser intenso no zelo pelo próximo. O Cristão entende que não pode tomar as coisas levianamente, porque para ele a vida é sempre uma escolha entre a vida e a morte; o mundo é sempre um campo de batalha entre o bem e o mal; o tempo é curto e a vida aqui na terra é uma preparação para a eternidade. O Cristão pode até oxidar, mas jamais deve deixar-se comer pela ferrugem do egocentrismo.

3 – Devemos manter nosso espírito no ponto de ebulição a palavra que foi traduzida aqui para fervorosos no grego é: “ζεω zeo”. Que entre seus significados têm o de: o espírito fervoroso, na busca do zelo para o que é bom. No livro da revelação vemos o que foi dito a João sobre a igreja de Laodicéia: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; (Apo 3:15,16). Aqui entendemos que Jesus repudia o morno, ou você está em Cristo buscando fervorosamente o praticar os seus mandamentos ou será vomitado. É comum ouvirmos alguém dizer como é difícil amar, ou eu não consigo perdoar, difícil é mesmo, mas não é impossível, porque as mesmas pessoas que dizem tais coisas são as que afirmam que servem o Deus que muda o impossível. E aqui fica uma pergunta; será que o nosso interior que precisa ser mudado está além do impossível? Quando estudamos o Evangelho vemos que a mudança interior deve ser constante na vida de um Cristão. Paulo diz isto em: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. (Flp 3:12). Então entendemos que devemos manter o fervor de querer amar como Cristo de zelar como o Pai que está nos céus zela por nós.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 11/07/2015
Código do texto: T5307365
Classificação de conteúdo: seguro