Comentário da Liturgia do 11º Domingo Comum
    (2sM12,7-10.13;sL 31; cL2,16.19-21; lC7,36-8,3)

 

Jesus aceita convites para refeições em casas de fariseus e nestas ocasiões aproveita para ensinar.  Em casa de Simão, inesperadamente uma mulher invade a sala, se prostra diante de Jesus e começa a lavar-lhe os pés com suas lagrimas, enxugando-os com seus próprios cabelos. Em seguida unge-os com perfume. Como Jesus permitiu, sem rejeitá-la, o dono da casa escandalizado, sem emitir comentário, faz seu julgamento mental duvidando da clarividência do seu convidado como profeta. Permitirá por ignorância ou por omissão? Jesus para rebater o seu juízo conta-lhe uma parábola onde dois devedores são perdoados de dívidas de diferentes valores. E em seguida pergunta a qual dos dois devedores o credor teria mais afeto. Trata-se de saber quem está mais disposto para amar: aquele a quem foi perdoado muito ou aquele a quem foi perdoado pouco? A resposta de Simão ainda foi hesitante, pois ele respondeu “suponho”... Ele era fiel cumpridor dos preceitos, com certeza pecou menos que aquela mulher, mas não entendeu nada a respeito de Deus que é amor. Teima em considerá-lo como juiz daquele que erra. Ele não se misturava aos pecadores e se escandaliza mais ainda quando Jesus perdoa os pecados da mulher. Jesus anuncia uma santidade diferente da que ele e seus amigos pregavam. Mostra-lhe que quem errou merece perdão quando se arrepende e está disposto a mudar de vida. Neste texto do Evangelho Lucas mostra a misericórdia de Jesus em relação ao fariseu, aceitando o seu convite, e à mulher, acolhendo-a, sem discriminá-los. Ele resgata a dignidade da mulher que invade o banquete e das citadas em 8,2-3, as quais após serem curadas e libertadas se tornaram suas discípulas; fato inédito entre os mestres da época.Procuremos portanto evitar julgamentos, discriminação e estejamos sempre dispostos a aceitar as pessoas,  a perdoá-las e a pedir perdão, certos de que somos salvos pela fé.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=530493