Evangelho do Domingo 05/07/2015(Liturgia Diária)

By Antoni BigCuore*

Data: 03/07/2015, 6ª feira, às 14,23 horas.

-------------------------------------------------------------------------------

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS (Mc 6,1-6)

------------------------------------------------------------------------------

“Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga.

Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele.

4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles.

Jesus percorria os povoados da redondeza, ensinando.

-------------------------------------------------------------------------------

LECTIO DIVINA – A. BIGCUORE – O presente Evangelho nos faz lembrar do aforisma popular que diz: “santo de casa não faz milagre”. Observemos o seguinte cenário: Jesus se encontra em sua terra Natal Nazaré, em dia de sábado, ensinando na Sinagoga que era o local que os judeus tinham para orar. Portanto, um lugar sagrado para eles.

Toda a assembléia ficou ADMIRADA ao ouvir tanta sabedoria! Vejam vocês, caros irmãos e irmãs em Cristo, o PRECONCEITO contra a pessoa de Jesus. “Ele não é o filho do carpinteiro José?” “onde adquiriu tanta sabedoria”?

Quer dizer que pelo fato de ser uma pessoa simples não poderia ter sido agraciada por Deus, com tanta Sabedoria? Ou, isso era privilégio dos “doutores da lei”, dos escribas e fariseus?

Deus, como diz a parábola dos talentos, deu talento a todas as pessoas. Para uns mais, para outros, menos.

O mais importante é multiplicar os talentos!. E não fazer como aquele que recebeu um talento e o enterrou. Na hora de prestar conta com o Patrão (Deus), alega que ficou com “medo” e enterrou o talento.

Em nossa vida de comunidade cristã, notamos claramente exemplos como esse.

Tem pessoas que tem talento, mas não o multiplica. Não consegue evoluir-se espiritualmente e intelectualmente. Sai ano, vira ano, e a pessoa só muda a folhinha.

Não estuda a Palavra de Deus; não lê bons livros cristãos; não se engaja numa pastoral. Daí eu pergunto: como um cristão assim vai FAZER A EXPERIENCIA DE DEUS? Como ele vai ter “encontros” com Deus? Encontramos Deus, sobretudo, na Eucaristia; em contato com sua Palavra exarada nas Sagradas Escrituras; em visita a um doente; engajando-se numa pastoral etc.

Jesus sempre encantava as pessoas, uma vez que sempre falava com o coração!. Era autêntico e transparente em tudo que fazia!. Tinha verdadeiramente um CORAÇÃO COMPASSIVO!. Por isso, que escandalizam os judeus que se preocupavam única e exclusivamente com a forma da Lei e não com sua essência, que é o AMOR! Ele tinha ATITUDES de amor; atitudes que emocionavam as pessoas, além, claro,de suas CURAS maravilhosas!.

Procuremos IMITAR O MESTRE JESUS! Ele é o modelo para todo cristão que quer ser feliz, AINDA, nesse mundo.

Um feliz e santo domingo a todos(as)! Graça e bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações!. Shalom!

-------------------------------------------------------------------------------

(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta terra. Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blotgspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - No Facebook: Antoni BigCuore Casagrande, São Paulo, SP., Brazil.

-------------------------------------------------------------------------------