Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Evangelho do Domingo 21/06/2015

EVANGELHO DO DOMINGO 21.06.2015
Antoni BigCuore*
Data: 22.06.15, às 10,59 horas.
-------------------------------------------------------------------

                EVANGELHO SEGUNDO MARCOS. (Mc 4,35-41)
-------------------------------------------------------------------
 
35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”

39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
                            --------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: “Quem é este que até o vento e o mar obedecem”?
Imaginamos o seguinte cenário:  começava a noite e deveria estar bem escuro no mar da Galiléia. A embarcação deveria ser bem rústica. Os discípulos estavam com muito medo, o que, de certa forma, era natural.
À guisa de ilustração, releva salientar que o mar, para os judeus, era um lugar de espíritos maus; era morada do Leviatã, o Monstro Demoníaco.

Jesus estava dormindo. Humanamente falando era natural os discípulos sentirem medo. Em função disso, chamam o Mestre para  ver se Ele fazia alguma coisa. Como que exercendo o papel de exorcista, Jesus manda a tempestade parar e se acalmar e, o mar O obedece.

Fazendo a “Lectio Divina”, podemos afirmar que a barca representa a IGREJA DE CRISTO, o mar o mundo que deve ser evangelizado. A tempestade configura as dificuldades, as tribulações que os discípulos de Jesus, deverão enfrentar até o fim dos tempos.

O AMOR é o antídoto do medo!. Só ele pode ser a âncora segura dos discípulos para enfrentar as tribulações do mundo. Para isso, o cristão deve se munir das ferramentas adequadas para enfrentá-las. Eles são: o Pão da Palavra, O Pão Eucarístico e os Sacramentos. Tudo isso Jesus, deixa a seus discípulos antes de voltar para o Pai.

Hoje temos, ainda, os 7 Dons do Espírito Santo (Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Mais os 12 frutos do Espírito Santo(paz, alegria, benignidade, humildade, castidade etc.).

Em síntese, só o AMOR é capaz de nos acalmar o coração, nos dar forças para seguir enfrente. E este amor que nos dá é o Espírito Santo de Deus, que comanda a Igreja depois da Ascensão aos Céus, do Mestre Jesus!.

Louvado seja Deus para sempre! Santa e feliz semana. Graça e bênçãos a todos(as)!
--------------------------------------------------------------------
(*)autor é Escritor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
--------------------------------------------------------------------




ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 22/06/2015
Código do texto: T5285651
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2479 textos (939918 leituras)
87 áudios (65975 audições)
1 e-livros (163 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/10/19 05:28)
ANTONI BIGCUORE