O verdadeiro Cristão respeita a tudo e a todos.

Neste capítulo de número quinze do evangelho segundo Lucas vemos aflorar toda essência do cristianismo. Se nos capítulos de cinco a sete do Evangelho segundo Mateus temos toda ética Cristã aqui se faz presente a essência do ser Cristão. Pois todo este capítulo trata do resgate e da salvação daquele que está perdido. E, é neste capítulo que Jesus nos mostra toda a universalidade do cristianismo, e também nos ensina o respeito a tudo e a todos, é isto que podemos ver nestes versículos: E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. (Luc 15:7); E eu lhes declaro: os anjos de Deus sentem a mesma alegria por um só pecador que se converte. (Luc 15:10); Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado. (Luc 15:32). Estes versículos fazem parte de três parábolas que Jesus narra durante este capítulo.

Jesus narra as parábolas devido a critica que os escribas e os fariseus faziam: Todos os publicanos e “pecadores” estavam se reunindo para ouvi-lo. Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”. (Luc 15:1,2). Aqui vemos Jesus ensinar ao povo da época e este ensinamento ainda hoje se faz tão necessário, pois a intolerância sempre esteve presente no coração dos seres humanos. Não somente na religião, mas em todos os aspectos da vida, e não há algo mais destruidor do que e intolerância porque onde habita a intolerância basta uma fagulha para provocar um incêndio mortal, não importando se esta fagulha seja verdadeira ou falsa. Continuando o nosso estudo atentemos um pouco para o contexto histórico; segundo os historiadores os fariseus tinham uma classificação geral para as pessoas que não guardavam a Lei. Chamavam-nos gente da terra. E ele erigiam uma grande barreira que os separavam do povo da terra. Para os fariseus dar em casamento uma filha a um dos “da terra” era como entregá-la, atada e impotente, a um leão. As normas estabeleciam que: "Quando um homem pertencia às pessoas da terra, não se lhe devia emprestar dinheiro, não se devia ouvir seu testemunho, não se devia confiar a ele um segredo. Um fariseu não se hospedava e nem recebia como hóspede um da terra.

E tendo isto como pano de fundo Jesus segue ensinando as boas novas a todos sem distinção e este agir os deixavam escandalizados até a medula. Pois para eles absurdo um rabino andar com pessoa tão distante da Lei Deus. E quem andavam com estas pessoas não só estavam fora da vontade de Deus, mas também eram pecadores cujo contato necessariamente corrompia. Para que entendamos as parábolas deste capítulos é necessário citar um dito que os historiadores contam que os judeus diziam: “Há gozo no céu quando um pecador é destruído diante de Deus.” E aqui vemos Jesus nos ensinar o que um Cristão realmente deve ter em seu coração: “Há gozo no céu quando um pecador se arrepende”. Ou seja, o verdadeiro Cristão prima sempre pelo bem do próximo seja ele quem for, o Cristão deve estar sempre disposto a ajudar sem se importar com a raça ou a religião daquele que é alvo da ajuda. Pois ele entende que o amor de Deus está para todos os seres da terra ou do universo. Jesus Cristo sempre constrangeu-nos pelo amor, e jamais pela força. E aqueles que tem atitudes contraria ao amor pode até ser crente, ser evangélico, mas, com certeza, ainda não é Cristão. Porque ser Cristão resume-se em um só mandamento: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". (Mar 12:30,31). E em outros estudos entendemos que o próximo é todo aquele que necessita de nós e todos que habitam este planeta e um dia poderemos dizer o universo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre a mola propulsora de nossas vidas, e que paz de Cristo Jesus seja o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 19/06/2015
Código do texto: T5282886
Classificação de conteúdo: seguro