A real alegria vem de estar em Cristo.

Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. (Luc 10:17,18). Aqui nesta passagem vemos os setenta voltarem radiantes com os triunfos que tinham obtido em nome de Jesus. Ele lhes disse: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago”. É uma frase difícil de entender que gerou várias interpretações, mas eu prefiro aquela que vemos Jesus alertá-los quanto ao orgulho espiritual.

Quando estudamos o Evangelho de Jesus Cristo vemos que Ele sempre nos ensinou a humildade, seja diante de Deus, seja diante de uma liderança ou daqueles que nos cerca. Ele demonstrou que o verdadeiro líder serve mais que é servido, porque este entende que a sua liderança pertence a Deus e não vem de si mesmo. E aqui vemos Ele ensinar isto aos setenta. A tradição diz que Satanás se rebelou contra Deus por orgulho e foi expulso do céu onde tinha sido uma vez chefe dos anjos. Parafraseando o que disse Jesus aos setena fica assim: “Vocês obtiveram triunfos; mas guardem-se do orgulho; porque uma vez o chefe dos anjos se sentiu orgulhoso e foi expulso do céu.” Certamente Jesus começou a advertir a seus discípulos contra o orgulho e a excessiva confiança. Porque o pior orgulho é o orgulho espiritual, onde pensamos que oramos mais que outrem, que jejuamos melhor ou ofertamos melhor. Este modo de agir pode nos levar a pensar que somos mais santos que os demais e que a salvação já em nossas mãos. Mas é bom que lembremos que a salvação não advém da oração, do constante jejuar ou pelas ofertas generosas. A oração nos aproxima de Deus, o jejum prepara o espírito para ouvir melhor a Deus e a oferta só é uma real oferta quando vem acompanhada de um sentimento de amor e gratidão. E que a salvação veio através do gracioso amor de Deus por nós.

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. (Luc 10:19). Aqui Ele alerta para que entendamos que todo poder e toda autoridade pertence a Ele, pois os setenta só puderam fazer o que fizeram porque Jesus os provinha de poder para fazê-lo. Assim também acontece conosco se pregamos, se ensinamos e todos os milagres acontecem, porque o Espírito Santo nos capacita. E Jesus ainda exorta os setenta para que eles se alegrem não somente com os feitos aqui na terra, mas sim com glória maior que está em ter os seus nomes escritos no céu no livro da vida: Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. (Luc 10:20). Aqui temos um exemplo de quem alegra-se mais com o estar em Cristo do que com os seus feitos porque os feitos são passageiros, e a vida no amor de Cristo é eterna: Uma vez alguém perguntou a Dr. James Simpson, descobridor do uso do clorofórmio como anestésico o seguinte: “Para você qual é sua maior descoberta?” A pessoa esperava a seguinte resposta: “A descoberta do clorofórmio como anestésico.” Mas o Dr. Simpson respondeu: “Minha mais grandiosa descoberta foi quando me dei conta de que Jesus Cristo é o meu Salvador.” E, é esta alegre convicção que todo Cristão de levar consigo, independente do que faça e onde quer que faça. Lembrando sempre que o orgulho nos afasta de Deus, e humildade nos aproxima dEle. Porque se o orgulho nos afasta do céu; a humildade é o passaporte o reino de Deus.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 16/06/2015
Reeditado em 17/06/2015
Código do texto: T5279169
Classificação de conteúdo: seguro