Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CORPUS CHRISTI, FESTA DA PARTILHA


Antoni BigCuore Casagrande*
-------------------------------------------------------------------------------
Nós, Cristãos Católicos, dentro do calendário litúrgico, comemoram hoje a festa de “Corpus Christi”, o Corpo de Deus. É a festa da Instituição da Sagrada Eucaristia, instituída pelo próprio Jesus, na última ceia.

Em Gênesis, 14 – 18-20, lemos: “Naqueles dias, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! Bendito seja o Deus altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.”

Jesus disse, eu “sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão, viverá eternamente”.

Para nós cristãos católicos, a Eucaristia que celebramos praticamente todos os dias da semana, através das missas, representa o corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo!

A hóstia quando não consagrada representa apenas farinha. Mas quando consagrada por um Sacerdote Ordenado, fielmente preparado para isto, se transforma, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Isto é mistério de fé!.

A Eucaristia foi prefigurada em várias passagens bíblicas. Uma das mais notáveis é a acima relatada em Genesis, 14, 18-20. Em Lucas 9, 11-17, os discípulos preocupados com a alimentação de 5.000 pessoas e Jesus com apenas cinco Paes e dois peixes, os alimentou e ainda sobram doze cestos.

Ela representa o corpo de Deus, o único alimento que verdadeiramente sacia a fome de amor e dignidade humanas!
A Eucaristia é a verdadeira ação de graças, conforme a origem grega da palavra. Agradecemos a Deus o dom de nossas vidas e tudo o que Ele criou. Ela é a síntese e o ápice do Cristianismo Cristão Católico!.

No Evangelho de Lucas, 22 19 a 20, diz o Mestre: “ 19E tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo. “ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS.  FAZEI  ISTO EM MINHA MEMÓRIA”. 20E, depois de comer, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice É A NOVA ALIANÇA EM MEU SANGUE, que é derramado em favor de vós.” ( cf. Bíblia de Jerusalém,pg. 1.971, Paulus Editora).(grifos meus).

Note que Jesus não diz, isto foi ou isto será, Ele diz: “ISTO É”, verbo ser, terceira pessoa do presente do indicativo. Isto para deixar claro que Deus é sempre PRESENTE!. Ele não tem passado e nem futuro, Ele simplesmente “É”! Ele é Deus conosco, ou seja, caminha CONOSCO sempre. Nunca nos abandona! Confiemos pois nessas palavras do Evangelho de Lucas 22.

Quando comungamos o corpo de Deus, nas celebrações da Santa Missa, diariamente, estamos comungando o amor, a unção de Deus em nós, a força, a energia, a paz,  enfim, tudo  que vem de Deus. E, após sairmos do templo, temos a obrigação moral de partilhar com os irmãos, o amor, a solidariedade, o carinho, a educação, a amizade, enfim, tudo o que ela representa para os cristãos.
É isto!. Feliz comemoração do Dia do Corpo de Deus!!!  Que a paz do senhor Jesus, habita sempre em seus corações!.
-------------------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO DO DIA: “Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na Unidade do Espírito Santo. Amém”. (Liturgia Diária Paulus, pg.22, mês Junho/2010.
-------------------------------------------------------------------------------
(*)autor é Escritor, Cantor e Comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta.  Conheça seu Blog Bem Viver – HTTP://antonibigcuore.blogspot.com e seu link poético e filosófico: WWW.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore - Texto inspirado em Sp.sp,  03.06.2010, 5ª.feira, às 10,16 hrs.) e alterado em 04.06.2015.
-------------------------------------------------------------------------------
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 04/06/2015
Código do texto: T5265810
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2497 textos (956554 leituras)
87 áudios (67870 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/19 22:37)
ANTONI BIGCUORE