Jesus um senhor sem segredos.

Neste versículo do Evangelho segundo São João, vemos Jesus nos ensinar algo que muitos líderes cristãos, e muitos de nós deveríamos ter como exemplo. Quando Jesus diz: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. (Joã 15:15). Aqui vemos um líder um mestre que não guarda segredos e nem tão pouco faz uso de mistérios, Ele os revela aos seus discípulos sem medo, muito diferente do que vemos hoje. É triste de se ver que hoje como antes ainda caminhamos agindo como escribas, fariseus e herodianos agiam, manipulando as massas. Mas como podemos ver Jesus não nos ensinou isto.

Jesus é bem claro ao fazer o seu chamado Ele deixa claro nos versículos que antecedem, que não nos chamou nem nos escolheu unicamente para desfrutar de enormes privilégios. Chamou-nos para ser seus companheiros. O servo nunca podia ser um companheiro. A lei grega o descrevia-os como uma ferramenta viva e sem valor que ao apresentar o mínimo defeito era descartada e substituída. Seu amo nunca lhe fazia confidências; o servo devia fazer o que lhe ordenavam sem pedir razões nem explicações. E por este motivo os servos jamais seriam companheiros porque não participavam do mesmo ideal. E então entendemos que se um líder ou mestre quer um companheiro trate-o como tal, porque o companheiro carrega a cruz, e por vontade própria participa na dor do espinho, mas o servo não, ele espera e nutre em seu coração a vontade pungente de liderar para fazer o mesmo a outrem. Mantendo assim um círculo vicioso de maldade e desrespeito que levam ao desamor.

Jesus, pelo contrário, disse-nos: "Vocês não são meus escravos; vocês são meus companheiros. Tenho-lhes dito tudo; tenho lhes dito o que busco fazer e por que. Tenho-lhes dito tudo o que meu Pai me disse." Jesus nos conferiu a honra de nos tornar seus companheiros em sua tarefa. compartilhou suas ideias conosco, abriu-nos seu coração e nos contou seus planos, suas metas e suas ambições. Deixando ao nosso encargo opção tremenda de segui-lo ou não. E aqui fica a verdade tremenda Jesus jamais acenou com uma lâmpada para pegar mariposas que vem nutre-se do calor e depois vai embora. Ele sempre apontou para Cruz: Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mat 16:24). Ele mostrou o que espera aquele que persevera no viver Cristão em amor e verdade. Sem jamais esconder o que este viver traria em termos de dissabores e dificuldades. Jesus é a verdade e a verdade não coaduna com os segredos de portas fechadas. Ele não nos prometeu uma vida sem dificuldades, Ele prometeu que nos ampararia nas dificuldades, nos provendo de paz e de força para vencê-las.

Sendo assim entendemos que Jesus Cristo é o Senhor da revelação e não da obscuridade como disse o João: Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. (1Jo 1:5,6). A palavra usada para trevas no grego é: “σκοτος skotos”, que tem sua raiz na palavra:”σκια skia”, que tem como seu significado principal. Sombra. Então quando omitimos a verdade estamos servindo de sombra para o Evangelho de Jesus Cristo. Em sua carta Tiago nos ensina que o mestre terá maior juízo: Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. (Tgo 3:1). A palavra usada para mestre aqui é: “διδασκαλος didaskalos”, que entre seus significados têm o de: No Novo Testamento, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem. Sendo assim quem ensina fazendo sombra na vida de outrem terá sua parte no juízo final. E aqui cabe dizer algo; o erro não está no muito falar, mas sim no que falamos e porque falamos. E mais ainda as vezes o calar é uma maneira de falar. Que cada um de nós perscrute o seu coração. Que a paz e o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 19/05/2015
Código do texto: T5247224
Classificação de conteúdo: seguro