Jesus ensina a revolução do pensar e do ser.

Dando continuidade ao estudo da passagem que se inicia no versículo vinte e vai até o versículo vinte e nove, do capítulo vite do Evangelho segundo Mateus. Desta feita trataremos da revolução de valores que Jesus nos ensina. Que tem início quando Jesus diz: mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai. (Mat 20:23). Aqui Ele afirma que a liderança do reino está sob a direção do Pai. E Ele diz isto porque além de ser uma verdade Ele sabia de antemão como reagiriam os outros discípulos como podemos ver: Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos. (Mat 20:24). Os outros dez discípulos ficaram ultrajados diante do pedido dos dois, poque eles pensavam que todos tinham o mesmo direito. E que os dois irmãos não deviam adiantar-se embora fossem primos de Jesus.

No versículo seguinte vemos uma atitude de rica maestria de Jesus: Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. (Mat 20:25). Antes de mostrar como é que se mede o valor de uma ser no reino de Deus, Ele mostra como se media os valores do ser na época. Parafraseando o que Jesus disse fica assim: No mundo onde os valores são medidos pelo ter, e pelas hierarquias, grande é homem que domina a outros, o homem que detém o poder é aquele que de uma maneira ou de outra se faz obedecer, e que se sente feliz quando com um gesto pode ordenar um serviço e quando as suas necessidades mais mínimas são satisfeitas. Ele usa como exemplo o estilo de poder da época, pois havia o governador romano com seu séquito; o potentado oriental com seus escravos; o homem de negócios com seu grupo de escravos que o atendiam. E para o mundo estes eram os grandes.

E aqui Ele ensina algo revolucionário para época, o interessante é que depois de milhares de anos este ensinamento ainda se faz revolucionário. Quando Jesus diz: Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; (Mat 20:26,27). Ele ensinou aos discípulos e este ensinamento também é para todo aquele que é Cristão, que no seu reino a grandeza não está em ordenar que outros a façam as coisas para nós, e sim em fazer coisas para outros, e quanto maior for o seu amor em servir, maior será a sua honra. Jesus emprega uma espécie de gradação. “Se quereis ser grandes”, diz, “sede servos; quem quiser ser o primeiro, seja servo.” A palavra que Mateus usa aqui é: “διακονος diakonos”. Que dentro do contexto histórico tem o seguinte significado: diácono, alguém que, em virtude do ofício designado a ele pela igreja, cuida dos pobres e de servir aqueles que necessitavam. E a palavra usada para servo é: “δουλος doulos”, que entre seus significados esta palavra tem o significado metafórico: alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por Cristo para estender e avançar a sua causa entre os homens, dedicando-se ao próximo, mesmo em detrimento dos próprios interesses. Eis aqui uma revolução cristã; eis aqui uma total inversão dos valores mundanos. Aqui Jesus ensina uma escala de valores completamente nova.

O mundo pode estimar a grandeza de alguém pela quantidade de pessoas que este domina, ou que obedecem as suas ordens; ou ainda por seu prestígio intelectual e sua eminência acadêmica; ou pelo número de comissões que integra; ou por sua conta bancária e as posses materiais que conseguiu reunir. Mas para Jesus isto de nada vale, porque isto não traz plenitude ao ser humano. Porque este modo de medir o ser, destrói o ser, pois o distancia da semelhança com Deus. E o impossibilita de cumprir aquilo para o qual ele foi criado para cumprir. Fomos criados para servir em amor e verdade, assim como Deus Pai nos serviu e nos serve em amor e verdade. Aqui se faz presente duas das semelhanças que temos com o Pai, servir e amar. Pois sendo Deus o amor, seremos medido pela vara do amor. Ou seja, Jesus jamais olha para o que temos ou podemos, mas sim para o que sentimos e para o quanto estamos empenhados no praticar do servir em amor e verdade. E por este motivo no reino de Deus maior é o que serve e não o que é servido.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 14/05/2015
Código do texto: T5241601
Classificação de conteúdo: seguro