A FÉ DA PEQUENA ESCRAVA SALVA NAAMÃ DA LEPRA
 
Naamã era um homem rico, respeitado e muito obediente ao rei  – o seu senhor –  que  o nomeou, chefe do exército  da Síria.  Apesar de rico e muito poderoso sofria de um mal chamado lepra,  isso o entristecia muito.
Ele era um homem muito valente, vencia muitas guerras.   Após vencer uma batalha, o seu exército  levou para à Síria, pessoas cativas, entre essas pessoas,  encontrava-se  uma menininha, que ficou escrava da mulher de Naamã. Era uma boa menina, e não guardava rancor, do chefe do exército Sírio, que a escravizou. A menina  aprendeu com os seus pais que Deus,  não se agrada,  de quem não sabe perdoar.
 
Quando a pequena escrava  estava com a mulher de Naamã disse-lhe:  “Se o meu senhor, Naamã for ao profeta Eliseu, que está na cidade de Samaria, o profeta vai orar a Deus, e o meu senhor, Naamã ficará curado da lepra”. A mulher de Naamã contou-lhe tudo que a menina falou. Naamã foi até a presença do rei da Síria e lhe relatou o  que a pequena escrava tinha dito a sua mulher.
 
O rei da Síria permitiu que Naamã fosse até Samaria.  Enviou uma carta ao rei de Israel dizendo, que logo que ele recebesse a carta, soubesse que Naamã estava em Samaria,  para ser curado da lepra. Junto com a carta  havia ouro, prata e vestidos finos e caros, para agradar ao rei de Israel. Porém, o rei de Israel era temente a Deus e disse: “Sou eu Deus para matar, dar vida, ou  curar lepra"?
Ele ficou muito triste, porque sabia que só Deus tem esse poder.  
Quando o profeta Eliseu soube da tristeza do rei de Israel, disse-lhe: “Deixai-o vir a mim e saberá que há profeta em  Israel”!

Naamã foi até à casa do profeta Eliseu, porém, o profeta mandou um mensageiro lhe dizer: “Vai, e lava-te sete vezes nas águas do rio Jordão, e a tua carne ficará curada. Orgulhoso e acostumado em ser agradado,  Naamã não gostou de não ser recebido pelo profeta,  menos ainda de se  banhar nas águas do rio Jordão. Disse que as águas dos rios de Damasco – a sua terra – eram melhores que as águas de Israel. Saiu indignado, porém os seus servos convenceram a Naamã,  cumprir a simples receita  do Senhor Deus, através do profeta Eliseu.

Enfim, convencido de seguir a receita do profeta de Deus, Naamã mergulhou sete vezes no Jordão e ficou curado da lepra.  Reconheceu que não havia Deus como o Deus de Israel. Quis presentear a Eliseu, com ouro, prata e finas iguarias, mas o profeta de Deus não aceitou.  
Deus, não vende os seus dons. A cura divina é dádiva de Deus, pelo seu grande amor, por todos os homens.
As bênçãos de Deus descem, sobre justos e injustos, da mesma forma que a chuva e o sol.


Texto parafraseado da Bíblia Sagrada ( II Reis 5: 1-27)



Licença Creative Commons
O trabalho "A fé da pequena escrava salva Naamã." de EstherRogessi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 03/05/2015
Reeditado em 06/09/2017
Código do texto: T5229294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.