Devocional: Encontro noturno

João: 3. 1. Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Nos tempos de Jesus aqui na terra o povo judeu tinha varias formas de ver o próprio judaísmo, as concepções eram as mais variadas. Nesse texto entramos em contato com Nicodemos que fazia parte de um grupo religioso chamado fariseus. Esse grupo era de uma classe social burguesa e uma de suas principais crenças era a que se tudo estivesse ocorrendo bem em sua vida financeira e particular isso se devia ao correto cumprimento da lei de Moisés, se algo estivesse errado era por decorrencia do castigo divino sobre a vida daquela pessoa. Mas Nicodemos como o texto declara era um dos principais dos Judeus, provavelmente por ser reconhecido financeiramente e cumpridor dos preceitos da lei. Mas ele parece confuso, procura a Jesus e reivindica saber que Jesus é mestre (Rabi) por causa dos sinais que Ele fazia. Cristo profere sua primeira palavra que desconcertou tremendamente Nicodemos: É necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus!

Cristo não falava de reencarnação, e isso fica bem claro nos versiculos seguintes, Cristo também não levou em menor consideração qual a reputação que tinha Nicodemos, nem ao menos sua posição dentro do farisaismo. Apenas desferiu objetivamente a verdadeira sentença: É necessário nascer de novo!!

O que levou Nicodemos a procurar Jesus?

Provavelmente hoje muitos tem se achegado até Jesus com grandes dúvidas se já fez o suficiente para receber as dádivas das promessas de Deus. O farisaismo já tinha concedido tudo que o mundo naquele contexto podia desejar, Nicodemos era reconhecido, era um caso de sucesso e um homem respeitado dentro de sua religião. O que faltava a Nicodemos? Faltava convicção!

Nicodemos procura Jesus a noite, provavelmente para não ser visto pela sociedade que o reconhecia. Os sinais que Jesus fazia o perturbava, era notório que aquele homem, Jesus Cristo, tinha um relacionamento íntimo com Deus para fazer aquelas coisas e ele, Nicodemos, mesmo recebendo todo reconhecimento da sociedade, nunca teve autoridade ou reconhecimento da parte de Deus para fazer qualquer tipo de sinal.

Como está sua convicção de salvação? Cristo é verdadeiramente suficiente na sua vida para lhe dar essa certeza? Ou sua vida religiosa ainda não conseguiu te convencer da coisa mais importante a ser compreendida por um crente: Somos salvos pela Graça!

O problema é simples de ser resolvido, segundo o evangelho: Ele pede para que você tenha um relacionamento com o Deus da Igreja e não com a igreja do Deus. A igreja é uma família, importante de estar em comunhão, é um meio de graça, mas só ela não salva ninguém! É necessário nascer de novo!!