Aqueles que praticam o amor serão os primeiros

Está passagem inicia-se com a pergunta de Pedro a Jesus: Aí Pedro disse: —Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar? (Mat 19:27). Muitos de nós pode achar está pergunta deveras invasiva. Porque sempre nos colocamos de juízes da história, até mesmo porque julgar o que já se foi é fácil, mas o que se faz deveras difícil é viver o presente. Jesus poderia responder a pergunta de Pedro com uma recriminação impaciente. Mas é ai que Jesus nos mostra como deve agir um líder Cristão, na sua resposta em forma de parábola: Jesus respondeu: —Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros. (Mat 19:28-30). E como resposta a indagação de Pedro Ele estabeleceu três grandes leis da vida cristã:

1 – Ele estabelece que aquele que for capaz de segui-lo e ser solidário a sua campanha também compartilhará seu triunfo. No mundo comum na maioria das vezes vemos que aqueles que lutam as guerras, ao findar a guerra, obter-se o triunfo. Os soldados que suportaram o fragor da luta, são esquecidos pois já não são mais necessários. Nas guerras entre os homens sucedeu e sucede, com muita frequência que quem lutou para defender ou formar um país, invés de receberem a gratidão. Na maioria das vezes são largados no esquecimento e chegam a morrer de fome. Mas no reino de Cristo Jesus isto não acontece. Pois quem luta ao lado de Jesus, quem compartilha a luta de Cristo, compartilhará sua vitória; e quem carrega com Ele a sua cruz, descansará em sua paz; e quem suporta o espinho da ingratidão, luzirá com coroa da glória.

2 – Sempre é certo que o cristão receberá muito mais do que jamais tenha tido que abandonar. E aqui, a que se fazer um diferencial é comum ligar este receber com as coisas materiais. Mas o receber não resume nas coisas materiais é uma posse que vai muito além do material; é um novo compartilhar da companhia, humana e divina. Quando um homem se torna cristão entra em uma nova confraternidade humana. Enquanto existir uma igreja cristã, não deverá existir ninguém que esteja sozinho ou que não tenha amigos. Se sua decisão cristã significou que teve que abandonar certos amigos, também é certo que será brindado com um novo círculo de amizades mais amplo do que jamais teve. E aqui se faz presente uma das leis Cristã, é dever de todo Cristão ter a mão estendida para acolher um irmão. Porque agindo assim demonstramos que somos solidários na campanha de Cristo. Porque Cristo demonstrou de forma vívida e vivida o amor do Pai por nós, e somente Ele poderia fazer isto. Mas é bom que saibamos que o propagar deste amor pelo mundo é o nosso dever como Cristão. E este agir nos faz entrar em um caminho que teremos como companhia a presença divina do Espirito Santo. Que nos guiará em direção da posse da vida eterna. E como já estudamos, a vida eterna é a vida idêntica à vida de Deus. O mais importe é que o cristão pode ser separado de outras coisas, mas jamais pode ser separado do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

3 – Por último, Jesus adverte que haverá surpresas no juízo final. Quando Ele diz: Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros. (Mat 19:30). Aqui Jesus nos ensina que os critérios que Deus emprega para julgar não são os mesmos que os homens empregam, em parte porque Deus vê o interior do coração dos seres humanos, e que seremos julgados pelo que sentimos muito mais do pelo que fazemos. E também ele deixa claro que existe um mundo novo para compensar o desequilíbrio do velho; há uma eternidade para corrigir os julgamentos equivocados do tempo. E a humildade que parece ser uma desgraça na Terra será uma grande graça no céu, e aqueles que se dignaram no orgulho e na grandeza na terra pode ser que sejam pequeno no mundo que virá.

Isto nos foi deixado para que cada um de nós, nos balizemos e para que entendamos o que é ser Cristão. Que o amar de Deus seja demonstrado no amar ao próximo, pois nisto consiste meta de uma vida Cristã.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 01/05/2015
Código do texto: T5227470
Classificação de conteúdo: seguro