Comentário da Liturgia da Festa 
               de São Barnabé .
               At 11,21b-26; 13,1-3/ Sl 97 / mt10,7-13. 


A fundação da Igreja da Antioquia, gerada pela de Jerusalém, foi muito importante. Ali foi a abertura para a conversão em grande centro e dali partiu a irradiação da Boa Nova para as nações pagãs. Ela, no entanto se manteve sob a direção e responsabilidade da de Jerusalém. São dois os personagens mais importantes na Antioquia: Barnabé e Paulo. Barnabé era cipriota helenista e colaborou com os apóstolos.Foi escolhido por estes para conduzir as relações entre Jerusalém e Antioquia.Era um homem bom, cheio do Espírito santo, o que lhe permitiu apreciar e discernir o trabalho evangelizador de Paulo e planejar para o futuro.Durante um ano inteiro dirigiu os trabalhos, participou da pregação direta do Evangelho a grupos diversos e elaborou novas forma de pregação para os pagãos.Foi ali que os fiéis receberam o nome de cristãos.Foi durante uma liturgia em honra do Senhor, quando jejuavam os profetas e doutores:Barnabé, Simão, o Negro, Lúcio, o Cirineu, Manaém e Saulo que em escuta ao Espírito Santo foram escolhidos Barnabé e Saulo para a missão de evangelizar.Após receberem oração pela imposição de mãos partiram para a missão que provocaria e prepararia o Concílio de Jerusalém. Barnabé seguiu as orientações dadas por Jesus aos apóstolos: Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios. Viveu sem luxo, sobreviveu do seu salário sem acumular dinheiro e levou a Paz do Messias aos que estiveram dispostos a recebê-la.Barnabé se fez instrumento de Deus e atrav´s dele o Senhor fez conhecer seu poder salvador e às nações sua justiça conforme o refrão do salmo 97. Que cada um de nós discípulos dos dias atuais observemos a fidelidade de Barnabé e procuremos ser como ele testemunhas de Jesus Cristo no mundo onde vivemos.
 


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=522101